Como escolher a melhor TV para áreas externas?

Existem diversas razões para se investir em uma TV feita para áreas externa. O conteúdo pode ser visualizado mais facilmente por várias pessoas, mesmo a distâncias maiores. Além disso, elas também se encaixam bem em varandas ou quintais, próximas da piscina ou churrasqueira. Dessa forma, a família e os amigos não precisam ficar sempre dentro de casa para ver algum evento transmitido na TV. Se isso é justamente o que você queria ou precisava, o Canaltech vai ajudar a escolher um televisor externo para sua residência.

  • Review LG QNED80 | Smart TV com ótima qualidade de imagem
  • Review Samsung The Frame 2022 | Tela anti-reflexo é o destaque

Como escolher a melhor TV para ambientes claros?

  • 🚀 Encontre TVs em promoção pelo Canaltech Ofertas no WhatsApp

No Brasil, escolher uma boa TV para áreas externas não é uma tarefa das mais fáceis. Nosso mercado ainda não dispõe de modelos criados especialmente para essa função, como os que possuem certificação IP55 (que fornece proteção contra a entrada de poeira e água).

No entanto, há algumas características que podem ser levadas em consideração. Tudo depende da estrutura disponível no ambiente ou como ele será preparado para receber a instalação do aparelho.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Samsung The Frame pode ser uma boa opção de TV para áreas externas, pois possui tela antirreflexiva (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech))

Primordialmente, deve-se considerar a possibilidade da incidência de agentes da natureza, como vento, sol e chuva (ou água da piscina, mangueira etc.), que inevitavelmente causará um maior desgaste à TV – ou pode até mesmo fazê-la parar de funcionar. Por isso, tenha em mente que o equipamento deve ser instalado em um local com certo grau de proteção.

Há ainda a possibilidade de que pessoas esbarrem na TV, causando impacto contra o aparelho ou até mesmo derrubando-o no chão. Sendo assim, o local de instalação da TV não deve ser movimentado, muito menos uma área de acesso para outros locais da residência.

Brilho

É imprescindível que a TV que ficará do lado de fora da casa tenha alto nível de brilho, pois a incidência de luz na tela causará reflexos, dificultando a visualização do conteúdo. Quanto mais luz no ambiente, mais escura a tela da TV tende a parecer, o que também prejudica a experiência. Por isso, opte por modelos com os maiores níveis de brilho do mercado.

Outro ponto que pode ajudar é comprar uma TV com painel antirreflexo, como a linha Lifestyle da Samsung — composta pelos modelos The Frame, The Sero e The Serif —, já que isso ajudará a aumentar o ângulo de visão e reduzir interferências que o ambiente possa causar no conteúdo exibido.

Para áreas externas, o brilho da TV deve ser alto o suficiente para compensar a luz ambiente, especialmente a luz solar direta. O ideal é:

  • Mínimo: 700 nits (adequado para áreas com sombra ou luz indireta);
  • Recomendado: 1.000 a 1.500 nits (para áreas parcialmente expostas ao sol).

Durabilidade

A área externa da residência pode oferecer certos riscos para equipamentos eletrônicos, como maior calor ou maior umidade. Portanto, você deve escolher um aparelho mais robusto e sem partes que podem se deteriorar com facilidade.

A Samsung Terrace é uma TV especialmente criada para áreas externas, e tem certificação IP55, mas, infelizmente, ela não está à venda no Brasil (Imagem: Samsung/Divulgação)

Versatilidade na montagem

Uma TV que possibilita a instalação na parede pode ser um grande diferencial, pois você poderá mudá-la de lugar sempre que desejar e ainda desinstalá-la com facilidade quando precisar fazer reformas.

Tamanho da tela

A melhor TV para áreas externas precisa ter uma tela grande. Quanto maior o tamanho do local, maior deverá ser o aparelho. Telas com tamanho a partir de 50 polegadas já devem dar conta do recado, preferencialmente com resolução 4K ou superior.

Recursos especiais

O uso da TV fora de casa certamente não será igual aos ambientes internos. Por isso, você deve se atentar a alguns recursos que podem fazer muita diferença.

Um exemplo é em relação ao som. Há modelos no mercado que oferecem som potente ou até mesmo uma soundbar integrada, o que pode ser muito útil. Caso contrário, será necessário instalar um equipamento de som externo junto à TV, como caixas de som adicionais.

Telas antirreflexivas são extremamente úteis para ambientes muito iluminados (Imagem: Samsung/Divulgação)

Outro recurso que pode ser interessante é o brilho adaptável, que ajusta a iluminação da tela de acordo com a luz ambiente. Assim, não será necessário mexer no brilho da TV em dias mais ou menos ensolarados.

Qual é a melhor TV para áreas externas disponível no Brasil?

Geralmente, as TVs com painel QLED/Nanocell — especialmente os com iluminação Mini LED — oferecem maiores níveis de brilho, uma característica essencial para uma TV que vai ficar em ambientes onde há maior incidência de luz natural.

Infelizmente, modelos como a Samsung Terrace ainda não podem ser encontrados no Brasil. Essa TV foi especialmente projetada para áreas externas, com recursos que melhoram a visualização de conteúdo sob luz intensa, assim como proteção contra poeira e jatos de água.

No entanto, a fabricante sul-coreana disponibiliza por aqui a excelente The Frame, um modelo que possui painel antirreflexo, com acabamento matte que reduz os reflexos causados pela luz intensa, tornando a visualização da tela muito mais confortável em ambientes externos. Além disso, a The Frame possui painel com iluminação QLED, que oferece ótimos níveis de brilho.

Fora isso, a TV possui um recurso interessante, que a deixa parecida com um quadro, ajudando na decoração do ambiente, enquanto ela exibe fotos ou obras famosas. Os modelos The Sero e The Serif, também da linha Lifestyle da Samsung, são outros que contam com painel QLED antirreflexivo.

Leia mais:

  • Como usar a TV como monitor para o computador
  • Nova TV Box combina 80 canais da parabólica com Netflix e mais apps de streaming
  • Saiba como melhorar o som de sua TV e evite comprar uma nova
  • Vale a pena comprar TV usada? Saiba os 6 cuidados que você precisa ter

VÍDEO: Afinal, o que significa dizer que uma TV é básica, intermediária ou avançada?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.