Lei “anti-Oruam” quer proibir músicas com apologia ao crime: entenda

O rapper Oruam se tornou alvo de um debate que ganhou força em várias partes do Brasil. Apelidado de Lei Anti-Oruam, um projeto da vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil-SP) busca proibir músicas que façam apologia ao crime, drogas ou sexo em eventos públicos voltados para crianças e adolescentes, especialmente em escolas.

A proposta foi protocolada em outras 12 capitais com o mesmo objetivo: Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).


Entenda o PL

  • O projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa de São Paulo e em outras 12 capitais do Brasil.
  • O PL pede a proibição da execução de músicas e videoclipes com letras e coreografias que façam apologia ao crime, ao uso de drogas ou ações de cunho sexual e erótico em unidades de ensino públicas e privadas.
  • Além disso, ficaria proibido também a reprodução de músicas com apologias em redes de ensino público e privadas.
  • Foram estabelecidas punições para funcionários que não respeitarem a lei, e multa de dois a dez salários mínimos.

Oruam é um nome em ascensão no cenário musical do Brasil e, apesar de não ser citado no projeto, o PL ficou conhecido como Lei anti-Oruam, como exposto pela vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil-SP) em suas redes sociais, em razão das temáticas das músicas do artista.

Polêmico, Oruam se envolveu em várias polêmicas recentes como a apresentação no Lollapalooza 2022, onde usou uma camiseta com a foto do pai com a palavra “liberdade”. O rapper é filho de Marcinho VP, apontado como um dos principais líderes da facção Comando Vermelho (CV).

4 imagens

Oruam orientou seguidores a "darem fama" a Amanda Vettorazzo

Após homenagear o pai preso, Oruam desabafa: "Você já pagou sua pena"
No Lollapalooza de 2024, Oruam vestiu uma camiseta com a foto de pai, pedindo a liberdade dele
1 de 4

Por causa de suas citações ao Comando Vermelho, Oruam está na mira de projetos da Câmara e no Senado

Instagram/Reprodução

2 de 4

Oruam orientou seguidores a “darem fama” a Amanda Vettorazzo

Reprodução

3 de 4

Após homenagear o pai preso, Oruam desabafa: “Você já pagou sua pena”

Instagram/Reprodução

4 de 4

No Lollapalooza de 2024, Oruam vestiu uma camiseta com a foto de pai, pedindo a liberdade dele

Reprodução

O músico também trava uma briga judicial com Vettorazzo, que o acusa de ameaça, injúria e difamação após o rapper ter, supostamente, incitado os seguidores a tecer comentários de ódio contra a vereadora. Um boletim de ocorrência foi feito contra Oruam no fim de janeiro.

Recentemente, ele se envolveu em outra polêmica após tira5r uma foto dele com um policial. O episódio causou a abertura de um processo investigativo na corregedoria da corporação do Rio de Janeiro. O caso foi revelado pela coluna de Paulo Capelli, do Metrópoles.

Quem é Oruam?

Aos 25 anos de idade, o cantor surge como um dos grandes nomes do rap. Oruam é inspirado no nome de batismo dele, Mauro. O jovem nasceu e cresceu no Morro do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. No Instagram, ele conta com mais de 8,7 milhões de seguidores e costuma publicar fotos de seus shows, além de momentos de ostentação.

Apesar de contar com mais de 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify, o jovem artista ainda não lançou nenhum disco. Além do rap, ele ainda canta funk e R&B. Oruam estourou na música em 2022, quando participou do Poesia Acústica 13. Pouco tempo depois, ele assinou contrato com a Mainstreet Record, gravadora de Orochi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.