Governo detalha como será operação de novo voo com deportados dos EUA

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou os detalhes de como será a operação do novo voo com deportados dos Estados Unidos. Ministérios se uniram para evitar novos episódios de violação de direitos humanos dos repatriados, como ocorreu no último voo vindo do país norte-americano.

O próximo voo está marcado para esta sexta-feira (7/2) e terá um novo trajeto para reduzir o tempo de viagem. Além disso, contará com a mobilização da Polícia Federal, em articulação com o Ministério dos Direitos Humanos, para garantir atendimento aos deportados.

“Por determinação do senhor presidente da República, o embarque dos brasileiros em Alexandria, no estado norte-americano da Luisiana, será acompanhado, na madrugada da sexta-feira, por diplomata do Consulado-Geral em Houston. Após breve escala técnica em Porto Rico, a aeronave seguirá diretamente até Fortaleza, onde chegará na tarde da sexta-feira. Em caráter excepcional, a FAB disponibilizará aeronave para o deslocamento até Belo Horizonte”, informou o governo em nota.

“Em Fortaleza e em Belo Horizonte, o governo federal montará esquema de recepção e apoio, com base na experiência acumulada nas operações de repatriação anteriores. Nos dois aeroportos, a Polícia Federal fará operação especial para a realização de procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária. Em articulação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a equipe do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), instalado no Aeroporto de Fortaleza, foi mobilizada para receber os brasileiros repatriados”, reforça.

“O governo federal reafirma seu compromisso com a promoção e a proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros e atua para garantir regresso digno e seguro. A dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valor inegociável”, complementa a nota.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.