Desvio de emendas: Bosco Costa e mais dois deputados são denunciados

Desvio de emendas: Bosco Costa e mais dois deputados são denunciados (Foto: Câmara dos Deputados)

Os deputados federais Bosco Costa (PL-SE), Pastor Gil (PL-MA) e Josimar Maranhãozinho (PL-MA) foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em um suposto esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares.

O ministro Cristiano Zanin, do STF, retirou o sigilo do processo, e a denúncia será analisada pela Primeira Turma da Suprema Corte.

De acordo com investigações da Polícia Federal, os parlamentares integravam uma organização criminosa, que negociava a liberação de verbas federais em troca de propina. Segundo a PGR, as provas incluem “mensagens trocadas pelos denunciados por meio do aplicativo WhatsApp, depoimentos de testemunhas e vasta documentação apreendida em buscas autorizadas por decisão judicial”.

Segundo a denúncia, Bosco Costa, que foi eleito por Sergipe, destinou emendas parlamentares para o município de São José de Ribamar (MA), onde a suposta organização criminosa operava. De acordo com a PF, 25% do valor destinado ao município maranhense deveria retornar ao grupo. “A destinação da emenda para São José de Ribamar se deu pelo recebimento adiantado de dinheiro por meio do operador financeiro Pacovan e pela facilidade […] de que 25% dos recursos federais conseguiriam ser desviados”, aponta o relatório da corporação.

Além disso, os investigadores identificaram que Costa negociava diretamente com lobistas e utilizava subordinados armados para cobrar a devolução dos valores desviados. Em anotações obtidas pela PF, o nome do deputado aparece ao lado dos valores de R$ 4.123.000 e R$ 1.030.750, sendo este último a parte que deveria retornar ao esquema.

Já Pastor Gil (PL-MA) teria papel ativo na devolução de parte das verbas. Segundo a denúncia da PGR, há trocas de mensagens entre ele e Josimar Maranhãozinho (PL-MA), com informações sobre dados bancários para depósitos das vantagens obtidas. “Numa delas, Josimar demonstra, inclusive, preocupação com o fato de a conta indicada estar em nome de Pastor Gil e não de terceiro”, descreve a denúncia.

A ‘Operação Descalabro’ revelou que a organização criminosa utilizava o esquema para desviar recursos públicos provenientes de emendas parlamentares. O STF agora decidirá se aceita a denúncia contra os parlamentares.

O Portal Infonet não conseguiu localizar a defesa dos deputados citados. Seguimos à disposição através do e-mail [email protected].

por João Paulo Schneider 

O post Desvio de emendas: Bosco Costa e mais dois deputados são denunciados apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.