DeepSeek é bloqueado em dispositivos do governo da Coreia do Sul e mais países

A inteligência artificial chinesa DeepSeek enfrenta bloqueios e investigações em países da Ásia e da Europa devido a questões envolvendo a política de privacidade e o tratamento de dados da ferramenta. No caso de Coreia do Sul e Taiwan, a ferramenta foi bloqueada para uso governamental, enquanto a Itália aplicou restrições maiores.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Busca do ChatGPT é liberada para todos; saiba como usar
  • DeepSeek treina IA com dados de usuários? Entenda a política de privacidade

A seguir, o Canaltech detalha a situação do bloqueio em cada país e compara com outros casos.

Países que bloquearam o DeepSeek

Veja alguns exemplos de bloqueio geral ou apenas para funcionários do governo:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1. Itália

A Itália foi um dos primeiros países a tomar uma decisão restritiva contra o DeepSeek e ordenou que o app da IA parasse de tratar dados de usuários italianos, o que implica no bloqueio da ferramenta no país. A medida foi tomada no final de janeiro pelo Garante, autoridade de proteção de dados do país, como forma de garantir a segurança dos dados dos italianos.

O aplicativo foi removido da App Store e da Google Play Store do país e o órgão ainda iniciou uma investigação para avaliar se a plataforma viola as leis de privacidade estabelecidas pela União Europeia. Vale ressaltar que o país bloqueou o ChatGPT em 2023 por motivos parecidos, mas o app foi liberado cerca de um mês depois.

2. Taiwan

O governo de Taiwan determinou no começo da semana que os órgãos públicos não poderão usar o DeepSeek. As autoridades alegam riscos de segurança e preocupações com o armazenamento dos dados na China, segundo a agência Reuters. 

A medida se torna um foco de atenção por conta das tensões diplomáticas entre Taiwan e China, visto que o governo chinês considera a região como parte do território de país.

DeepSeek enfrenta bloqueios e restrições em países por motivos de segurança (Imagem: Bruno De Blasi/Canaltech)

3. Coreia do Sul

O Ministério de Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul baniu temporariamente o acesso ao DeepSeek pelos funcionários da pasta a partir da última quarta-feira (5). Além disso, o governo local também recomenda que os profissionais não usem ferramentas de IA como a plataforma chinesa e o ChatGPT de forma profissional, segundo a Reuters.

Novamente, as preocupações com segurança e proteção de dados foram mencionadas como motivos do bloqueio.

4. Austrália

A Austrália também proibiu o acesso à ferramenta em dispositivos do governo no começo desta semana e alegou preocupações com a segurança da plataforma. O país também baniu o TikTok nestes aparelhos em 2023 por motivos parecidos e segue com a restrição até hoje.

A lista, portanto, fica assim:

  1. Itália
  2. Taiwan
  3. Coreia do Sul
  4. Austrália

Além dos países mencionados, membros do poder judiciário dos Estados Unidos já manifestaram o desejo de aprovar uma lei para bloquear o chatbot de IA dos dispositivos governamentais locais, de acordo com o jornal The Wall Street Journal.

Leia também:

  • Golpistas usam site falso do DeepSeek para espalhar malware; saiba como evitar
  • Testamos o DeepSeek: conheça os prós e contras da IA chinesa
  • DeepSeek vs Gemini: conheça 5 diferenças entre os chatbots

VÍDEO: DeepSeek x ChatGPT

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.