Coren-PI integra operação nacional de fiscalização em salas de vacinação

Nesta segunda-feira, 03/02, o Sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Enfermagem deu início a uma operação nacional de fiscalização em salas de vacinação em todo o país. A ação coordenada pelo Cofen e realizada pelos Conselhos Regionais, tem como objetivo averiguar a situação das salas de vacinação vinculadas aos Sistema Único de Saúde (SUS), verificando aspectos que incluem as condições de trabalho da equipe de Enfermagem, se existe enfermeiro ou enfermeira supervisionando o trabalho nas salas de imunização, o processo de cobertura vacinal, entre outros aspectos que envolvem o exercício profissional da Enfermagem. 

De acordo com o presidente do Cofen, Manoel Neri, a iniciativa busca mapear desafios sistêmicos e contribuir para a qualidade das condições de trabalho e da cobertura vacinal no país. “A operação nos permitirá identificar problemas estruturais e propor soluções para fortalecer a assistência de Enfermagem”, afirmou.

As equipes de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) já iniciaram as vistorias nas salas de vacinação de Teresina. Somente na primeira semana, já foram realizadas 27 visitas a instituições de saúde, a operação seguirá até o fim do mês. Para a Enfª fiscal Angelane Nepomuceno, Coordenadora de Fiscalização do regional, a ação permite uma avaliação precisa das condições de trabalho das equipes de Enfermagem, além de garantir que a população tenha acesso a um atendimento seguro e qualificado. Os fiscais verificam as condições de trabalho, a presença de supervisão nas salas de imunização e o cumprimento dos protocolos técnicos.

Ativamente presente nesse processo, a conselheira do Coren-PI, Dra. Sandra Marina, destaca que: “Integrar essa operação viabiliza averiguar de perto a realidade das salas de vacinação, garantindo que os profissionais tenham condições adequadas de trabalho, reforçando o compromisso do Coren-PI com a valorização da Enfermagem e a segurança da assistência prestada nas instituições de saúde”, pontuou. 

Marisa Miranda, chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional do Cofen, destacou que as irregularidades constatadas serão notificadas às Secretarias de Saúde para a adoção de medidas corretivas. Ademais, os dados coletados serão usados ​​para embasar ações institucionais que buscam melhorias para a categoria e para a assistência à saúde da população.

Com o foco nas condições de trabalho da Enfermagem e na qualidade do atendimento prestado, a ação contribui para fortalecer o sistema de saúde e garantir um serviço de imunização mais eficaz e seguro para o estado.

Fonte: Ascom Coren-PI (com informações da Ascom Cofen)

O post Coren-PI integra operação nacional de fiscalização em salas de vacinação apareceu primeiro em Coren-PI.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.