Celulares da Honor ganham integração com a IA DeepSeek na China

A fabricante Honor anunciou nesta segunda-feira (10) que vai integrar a IA DeepSeek aos celulares da empresa no mercado chinês. O chatbot poderá ser acessado de forma nativa através do assistente virtual Yoyo, disponível a partir do MagicOS 8.0.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Testamos o DeepSeek: conheça os prós e contras da IA chinesa
  • 5 pontos para entender o DeepSeek, a IA chinesa concorrente do ChatGPT

A novidade foi confirmada no perfil oficial da empresa na rede social chinesa Weibo. A Honor informou que é “a primeira fabricante Android a se conectar ao DeepSeek” e o assistente usa o modelo de IA R1, que “explica” o processo de raciocínio até chegar à resposta.

Como funciona a integração com o DeepSeek

O DeepSeek está disponível na Yoyo Smart Store, uma espécie de loja virtual do assistente do MagicOS. Para abri-lo, basta procurá-lo na lista de apps ou acionar a ferramenta ao manter o botão de bloquear a tela pressionado. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Após encontrar o DeepSeek na Yoyo, o sistema já abre uma janela de conversa com a IA e permite receber prompts. O vídeo de divulgação revela um espaço para digitar o comando e uma série de dicas para iniciar uma conversa com o assistente. 

Capturas de tela de celulares da Honor rodando o assistente de IA DeepSeek em chinês
DeepSeek pode rodar de forma nativa em celulares da Honor na China(Imagem: Reprodução/Honor/Weibo)

A IA pode ser usada para gerar textos, responder a perguntas complexas e resolver exercícios de raciocínio lógico — algo similar ao que a ferramenta já faz no próprio aplicativo. Por enquanto, a integração está disponível somente na China e não há previsão de lançamento para outros países.

Nubia também deve usar rival do ChatGPT

O DeepSeek pegou o mundo de IA de surpresa ao apresentar um rival chinês para ChatGPT, Gemini e outras ferramentas do ramo com um custo de produção menor. 

Agora, fabricantes do país começam a integrar o serviço de IA aos seus respectivos celulares: além da Honor, a Nubia anunciou que o modelo Z70 Ultra já faz testes para rodar o assistente de forma nativa, enquanto rumores apontam que Huawei e OPPO podem seguir o mesmo caminho.

Fora da China, vale reforçar que a Samsung integra o assistente Google Gemini nos celulares da marca, enquanto a Apple oferece acesso ao ChatGPT com o Apple Intelligence. 

Leia também:

  • Este celular evita que você caia no golpe da deepfake
  • DeepSeek vs Gemini: conheça 5 diferenças entre os chatbots
  • 5 diferenças entre a chinesa DeepSeek e o ChatGPT

VÍDEO: DeepSeek x ChatGPT

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.