Astrônomos registram nascimento de estrela. Veja foto

Astrônomos captaram a imagem de uma estrela em formação. Localizada a cerca de 450 anos-luz da Terra, na constelação de Touro, a protoestrela HH30 foi observada com detalhes pelo telescópio espacial James Webb (JWST).

A HH30 é um objeto de Herbig-Haro, uma nebulosa brilhante que surge em regiões onde novas estrelas estão se formando. Essas estruturas são criadas quando jatos de gás ionizado, expelidos por estrelas recém-nascidas, colidem com o material disperso ao redor, gerando ondas de choque que fazem o gás brilhar em comprimentos de onda visíveis a instrumentos infravermelhos.

O telescópio James Webb é fruto de uma colaboração internacional entre a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA). Além dele, as observações envolveram dados do telescópio espacial Hubble (HST) e do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA).

Formação da estrela

A nova imagem captada pelo JWST mostra o disco protoplanetário da HH30 visto de lado, com um fluxo de gás e poeira em formato de cone e um jato estreito sendo lançado ao espaço. Esse disco denso é essencial para o crescimento das estrelas, fornecendo o material necessário para o desenvolvimento delas.

O estudo mostrou que os grãos de poeira presentes no disco se organizam de forma diferente, com partículas menores mais espalhadas e partículas maiores concentradas em uma região estreita. De acordo com os cientistas, o comportamento pode estar relacionado à formação de planetas, um dos principais mistérios da astronomia.

Uma imagem de perto de um disco protoplanetário ao redor de uma estrela recém-formada. Metrópoles
Imagem do telescópio James Webb mostra o momento exato da formação de uma estrela

Outro destaque da pesquisa foi a identificação de um jato estreito e veloz saindo do centro do disco, cercado por um fluxo de gás mais largo. As descobertas ajudam os cientistas a entenderem melhor não apenas como estrelas e planetas se formam, mas também a origem do Sistema Solar.

Telescópio espacial James Webb

Lançado em 2021, o Telescópio Espacial James Webb é um dos observatórios mais avançados que existem. Com um espelho de 6,5 metros revestido de ouro e instrumentos de observação com infravermelho, ele tem ajudado a revelar segredos do universo, trazendo imagens inéditas de galáxias, estrelas e exoplanetas.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.