Novo áudio do submarino Titan capta implosão que matou 5 pessoas; ouça

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (em inglês: National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA), órgão ligado ao Departamento de Comércio dos EUA, divulgou um novo áudio que capta o momento da implosão do submarino Titan, da OceanGate Expeditions, no fundo do Atlântico Norte, em junho de 2023.

O desastre resultou na morte de todos os cinco tripulantes.

O áudio começa com um ruído branco estático, seguido por um estrondo alto. Compartilhada em sites de defesa internacional, a gravação tem cerca de 24 segundos e registra o impacto da explosão, acompanhado por uma forte reverberação.

Ouça o áudio:

 

Em 2023, em uma das mensagens finais antes da implosão, a tripulação do Titan transmitiu: “Tudo bem aqui”. As autoridades costeiras dos EUA revelam que o novo áudio é “a suposta assinatura acústica da implosão do submersível Titan”.

5 imagens

Christine Dawood perdeu o filho e o marido em implosão de submarino

Vítimas do submarino Titan oceangate
Navio francês L'Atalante fez buscas pelo submersível desaparecido em expedição aos destroços do Titanic
Submarino Titan da OceanGate desapareceu durante tour aos destroços do Titanic
1 de 5

Imagem inédita mostra cauda do submarino Titan após implosão no Oceano Atlântico

Divulgação/Guarda Costeira dos Estados Unidos

2 de 5

Christine Dawood perdeu o filho e o marido em implosão de submarino

Reprodução/BBC

3 de 5

Vítimas do submarino Titan oceangate

Reprodução

4 de 5

Navio francês L’Atalante fez buscas pelo submersível desaparecido em expedição aos destroços do Titanic

Stéphane Lesbats/Ifreme

5 de 5

Submarino Titan da OceanGate desapareceu durante tour aos destroços do Titanic

OceanGate / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

Relembre o caso

Em 18 de junho de 2023, o submarino Titan, operado pela OceanGate Expeditions, desapareceu no Oceano Atlântico, próximo à costa de Terra Nova, no Canadá. O objetivo da viagem era ver o naufrágio do Titanic.

Quatro dias depois, o contra-almirante da Guarda Costeira dos Estados Unidos, John Mauger, anunciou o falecimento dos cinco tripulantes a bordo, resultante de uma implosão catastrófica.

Além do biolionário aventureiro Hamish Harding, as vítimas incluíam Stockton Rush, CEO e fundador da OceanGate; o bilionário paquistanês Shahzada Dawood e o filho Suleman Dawood; e o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista no navio Titanic.

À época, autoridades localizaram destroços do submarino em cinco locais distintos. Cada extremidade do casco de pressão foi descoberta em áreas separadas. Antes da coletiva da Guarda Costeira dos EUA à tarde, a OceanGate Expeditions emitiu uma declaração lamentando a perda dos cinco ocupantes do submarino Titan.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.