Saúde amplia idade para receber vacina da dengue antes de vencimento

Na última sexta-feira (14), o Ministério da Saúde ampliou a idade para receber a vacina da dengue. A vacinação também foi remanejada para contemplar novos municípios temporariamente. É uma estratégia para aproveitar as fórmulas que estão perto do prazo de validade.

  • 3 coisas para saber sobre a vacina de dose única contra a dengue
  • Como se proteger da dengue enquanto a vacina não chega?

Inicialmente, a vacina contra a dengue é voltada para o público de 10 a 14 anos. Agora, as doses com um prazo de dois meses de validade podem ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação contra dengue ou ser aplicadas em pessoas dos seis aos 16 anos.

Já as vacinas que completarem um mês de validade podem ser aplicadas na faixa etária de 4 a 59 anos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A vacinação no país teve início em fevereiro de 2024 em 315 municípios e, desde então, vem sendo ampliada, chegando atualmente a 1.921 municípios.

“A expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município. O Ministério da Saúde deve ser devidamente informado pelas unidades federativas sobre a implementação da estratégia temporária de ampliação da vacinação”, diz a Pasta, em nota oficial.

Vacina da dengue chega a novas idades para impedir desperdício (Imagem: Freepik)

A orientação é que todas as doses administradas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) de forma a garantir a segunda dose e o monitoramento completo do processo de imunização. 

Baixa procura pela vacina

Uma preocupação do Ministério da Saúde é a baixa procura pela vacina da dengue, que insiste em continuar mesmo com a alta de casos. 

Em 2024, 6,5 milhões de doses foram entregues aos estados e municípios, mas apenas 3,3 milhões foram aplicadas. Entre o público jovem, aproximadamente 1,3 milhão dos  que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose.

Para enfrentar esse cenário, a recomendação do Ministério é que “estados e municípios intensifiquem as estratégias de busca ativa [pela vacina da dengue], identificando e mobilizando aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal”. 

Leia também:

  • Vacina da dengue no SUS | Confira se sua cidade está na lista oficial
  • OMS quer Brasil como fornecedor internacional de vacinas da dengue

VÍDEO | Nova terapia alternativa contra o câncer do Instituto Butantan

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.