Marvel vs DC: saiba por que demorou 22 anos até esse mais importante crossover

Se você nasceu na virada dos anos 2000 ou logo depois, provavelmente nem se lembra de quando as duas maiores editoras de quadrinhos do mundo, as rivais Marvel Comics e DC Comics, juntaram forças pela última vez para lançar uma história conjunta. A boa notícia é que sua geração finalmente terá um crossover entre as duas para chamar de seu: ambas anunciaram no final de semana que a espera de 22 anos acabou.

  • 11 momentos mais emocionantes nos quadrinhos da Marvel
  • 11 momentos mais emocionantes dos quadrinhos da DC
  • 18 personagens da DC e da Marvel que são quase a mesma coisa

Para quem não viveu os dias de glória dos recorrentes encontros entre as duas maiores concorrentes do mercado de quadrinhos de super-heróis, tudo começou em 1976, quando Marvel e DC pararam de usar análogos rivais para finalmente colocar ícones em choque, com o encontro entre Homem-Aranha e Superman.

Depois disso, ambas não pararam mais, e, embora as tramas fossem formulaicas, do tipo “herói encontra herói e descobre que seus maiores inimigos estão por trás da rivalidade para então juntar forças para derrubá-los juntos”, a minissérie Marvel vs DC/DC vs Marvel realmente mudou esse padrão.Os próprios leitores escolheram os vencedores dos duelos a partir de votação telefônica — sim, era o começo dos anos 1990 ainda, sem a internet.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A trama agradou os leitores e até rendeu mais especiais com versões combinadas dos personagens no chamado Universo Amálgama, com direito a Batman misturado com Wolverine, Capitão América com Superman e por aí vai. E olha que ainda teve o Stan Lee fazendo suas versões de personagens da DC.

O último Marvel vs DC foi em 2003 com LJA/Vingadores (Imagem: Reprodução/Marvel & DC)

Mesmo com o sucesso e o entusiasmo todo, os encontros pararam de ocorrer depois do último crossover em 2003, LJA/Vingadores. E há algumas razões para isso ter acontecido e é possível acreditar que as coisas sejam bem mais interessantes agora.

Marvel e DC vivem um momento muito melhor agora

Marvel e DC pararam de se unir porque as rusgas de certa forma se fortaleceram em ambientes que hoje sabemos terem sido liderados por executivos tóxicos. Além disso, as duas vinham se recuperando de imensas perdas na “fadiga dos super-heróis” que aconteceu nos quadrinhos muito antes de termos presenciado no cinema e na TV.

Para completar, os principais personagens de cada editora viviam um momento de reformulação. Ambas tiveram que lutar bastante para decretar o fim dos eventos caça-níqueis que prometiam coisas bombásticas e nada mudava.

Os desenhos do Dan Jurgens eram terríveis (Imagem: Reprodução/Marvel & DC)

Hoje em dia, embora a DC ainda mantenha alguns eventos parecidos com os reboots clássicos, a exemplo de Crise nas Infinitas Terras, após fases como Renascimento, foram aos poucos encontrando aderência em estratégias semelhantes às da Marvel: a de que é preciso sempre manter os personagens em constante movimento, trazendo consequências significativas de cada grande acontecimento de suas sagas.

Isso nos permite ter uma noção de amadurecimento dos personagens, de aprendizado e também de ensino para a próxima geração, com um legado que sempre encontre em um novo leitor algo onde se apoiar.

Por isso, o próximo evento da Marvel e DC promete ser o mais importante de todos os que já aconteceram. Falaremos um pouco mais com fatos, abaixo, contudo, deixo aqui minha projeção e desejo para esse encontro.

Ambas as editoras têm evitado eventos de “hard reboot”, fazendo atualizações e revisões de maneira mais leve e dinâmica. E aí sim, se há uma coisa maior que o Multiverso Marvel e o Multiverso DC é a união de ambos. A Casa das Ideias e a Nave Decenauta têm a chance de usar com sabedoria um crossover de proporções épicas, capaz de realmente marcar um novo ponto de referência para as próximas décadas.

E digo mais: é a chance de ambas abrirem um canal de comunicação constante, finalmente unindo os dois Multiversos em um só, de forma a utilizar com parcimônia as coisas um e do outro para deixar as coisas mais interessantes — e imagina se isso se estender para o MCU e o DCU em um filme de Batman com o Demolidor, por exemplo?

Ok, vamos ao que sabemos sobre o crossover Marvel vs DC de 2025

Durante o evento ComicsPRO, no final de semana, o editor-chefe da Marvel Comics, C.B. Cebulski, e a editora-chefe da DC Comics, Marie Javins, falaram após o discurso principal e discutiram as recentes coleções de reimpressão DC Versus Marvel Omnibus e DC/Marvel: The Amalgam Age Omnibus. Cebulskin observou que já se passaram mais de duas décadas desde o último crossover da DC e da Marvel e lançou a ideia de um moderno.

As edições Amálgama que juntaram dois heróis em um só vão ganhar uma edição luxuosa definitiva Omnibus (Imagem: Reprodução/Marvel & DC)

Infelizmente, ambos não disseram mais nada, contudo, acho bem difícil que ambas as editoras estejam interessadas em publicar apenas edições singulares especiais como sequência de LJA/Vingadores ou do Universo Amálgama — isso é o que os nerdolas gringos vem arrotando desde o anúncio.

Como disse acima, acredito que ambas as editoras estejam muito mais maduras e com Multiversos muito mais estruturados para mirar histórias medíocres de um passado que as próprias editoras preferem esquecer. 

Veja bem, as editoras atualmente têm dois universos de títulos recorrentes mensais, o novo Universo Ultimate e o Universo Absoluto — não tem nem razão para revisitar as histórias antigas. Mas, né, estamos só brisando por enquanto, já que ainda não tem detalhes oficiais sobre a novidade, que já deixa uma geração inteira ansiosa para ver um crossover Marvel vs DC em tempo real.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.