Alinhamento raro de planetas ocorre nesta sexta-feira

Rio de Janeiro – Na próxima sexta-feira (28), sete planetas do Sistema Solar formarão um raro alinhamento celeste. Em locais com boas condições climáticas, será possível observar Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno sem a necessidade de equipamentos especiais. Urano e Netuno também farão parte do evento, mas só serão visíveis com telescópios ou binóculos.

Como observar o alinhamento planetário

O evento astronômico poderá ser visto pouco antes do amanhecer. Os planetas aparecerão enfileirados no céu, mas não exatamente em linha reta. A disposição ocorre do lado oposto ao Sol, formando uma sincronia rara.

Para diferenciar os planetas das estrelas, é importante lembrar que os planetas não piscam, ao contrário das estrelas. Vênus será o corpo celeste mais brilhante depois da Lua.


LEIA TAMBÉM

Frequência do fenômeno

Esse tipo de alinhamento ocorre poucas vezes por século. O próximo evento semelhante só deve acontecer em 2161, o que torna a observação deste ano uma oportunidade única para esta geração.

A sincronia entre os planetas acontece devido às diferenças nos tempos de translação de cada um. Mercúrio leva 88 dias para completar sua órbita ao redor do Sol, enquanto Netuno demora 165 anos. Isso faz com que a ocorrência de alinhamentos como este seja extremamente rara.

ESTAMOS NAS REDES

Siga no Bluesky

Siga-nos no X (antigo Twitter)

Siga-nos no Instagram

Curta no Facebook

Inscreva-se no Youtube

Participe do Canal no WhatsApp

O post Alinhamento raro de planetas ocorre nesta sexta-feira apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.