Limpar ventilador com saco plástico: truque ou mito? Veja o teste em vídeo

A internet está cheia de truques para facilitar a limpeza do ventilador, mas um dos mais curiosos envolve apenas um saco plástico. Será que essa técnica realmente remove a poeira sem esforço ou é só mais um mito? Testamos na prática e mostramos o resultado.

  • Como limpar sua airfryer sem esforço e sem estragar nada
  • Os 5 melhores ventiladores para se refrescar nessa onda de calor

E se esse método não for eficaz, qual é a melhor forma de limpar o ventilador de maneira rápida e eficiente? Também respondemos a essa dúvida.

  • 🍃 Entre no Canaltech Ofertas no WhatsApp para saber quando um ventilador estiver com preço bom para comprar na hora

Como limpar o ventilador com o saco plástico?

Antes de realizar a limpeza, é necessário reunir alguns materiais para garantir que a mistura de produtos tenha a reação esperada. Para ventiladores com 30 cm, a quantidade ideal de produtos é 50 ml, mas o modelo usado no teste tem 40 cm. Isso fez com que fosse necessário adicionar mais material.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • 75 ml de vinagre de álcool;
  • 75 ml de multiuso desengordurante;
  • 1 colher de detergente;
  • 1 borrifador;
  • 1 sacola plástica grande.
A hélice é um dos acessórios que mais pegam poeira devido ao tempo de uso (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)

Antes de aplicar a mistura e enxaguar, recomendo amarrar uma sacola menor no motor do ventilador, para evitar que gotas d’água caiam na área. Agora, siga os passos abaixo:

  1. No ventilador, borrife toda a solução nas grades e nas hélices;
  2. Remova a sacola do motor e coloque o saco plástico grande em volta das grades do ventilador, mas sem tampar o motor;
  3. Deixe a solução agir por 2 minutos;
  4. Ligue o ventilador na velocidade máxima por 5 minutos;
  5. Desligue o ventilador e remova a sacola da grade;
  6. Coloque a sacola pequena novamente no motor;
  7. Enxágue o borrifador e adicione água limpa;
  8. Borrife a água nas grades e nas hélices;
  9. Retire o saco pequeno do motor e coloque a sacola plástica grande em volta das grades novamente;
  10. Ligue o ventilador por mais 5 minutos, desligue e remova a sacola para ver o nível de limpeza.

Como é possível ver no vídeo abaixo, o resultado deste tipo de limpeza não foi satisfatório. O ventilador teve parte da sujeira superficial removida, mas continuou com muitos resíduos de poeira, principalmente nas hélices. Logo, os nossos testes mostraram que este método não é eficaz.

 

Qual é o jeito certo de limpar o ventilador?

Segundo a Arno, a melhor maneira de higienizar o seu equipamento é com um pano úmido, sem qualquer tipo de produto químico de limpeza. Assim, é possível evitar danos ao plástico do equipamento, presente nas grandes, hélices e base.

Ao passar o pano no ventilador, a sujeira será removida com facilidade, considerando a rotina já citada ideal para a limpeza. Além disso, é mais fácil evitar que líquidos entrem em contato com o motor do produto, algo que poderia danificar o equipamento e afetar o seu funcionamento, acarretando gasto com manutenção.

 

Vantagens de limpar o ventilador com frequência

Limpar o ventilador com frequência é importante porque, além de garantir a higiene do eletroportátil, evita que resíduos de poeira e outros elementos se espalhem pelo ar. Além disso, manter o equipamento higienizado, principalmente as pás, garante que o ventilador mantenha a sua potência de fluxo de ar sempre no máximo esperado.

Considerando a minha experiência pessoal, normalmente o ventilador é limpo a cada 15 dias. Porém, durante a onda de calor, esta frequência pode subir, alcançando uma vez por semana. Isso se deve ao fato de o eletroportátil ficar ligado, praticamente, 24 horas por dia. Assim, o acúmulo de poeira esporádico se tornou constante.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.