Observador da Casa Branca faz alerta sobre conduta de Moraes

O observador da Casa Branca e do Pentágono Fernando Hessel afirmou, em entrevista ao Metrópoles, nesta quinta-feira (27/2), que as manifestações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes não ajudam na relação do Brasil com os Estados Unidos.

Em um breve discurso no plenário do STF, Moraes fez uma defesa da soberania nacional. “Soberania do Brasil, independência do Poder Judiciário e soberania de todos os brasileiros. Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822”, disse Moraes diante do avanço de um projeto no Congresso dos EUA que poderia barrar a entrada dele no país.

“A gente sabe, até pelo trabalho que a gente desenvolve aqui em todos os poderes no Pentágono, na Casa Branca, no Congresso americano, esse é um tipo de manifestação que não cabe. E, na verdade, acaba na verdade complicando ainda mais a situação, essa relação comercial que se mistura à política e ao setor privado”, pontuou Hessel.

Confira entrevista:

O observador lembrou que o Brasil e os Estados Unidos têm uma longa tradição de relação diplomática. Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil. O primeiro é a China.

“A gente precisa ter bastante cuidado, e acredito que o Judiciário precisa ser mais bem assessorado neste sentido. O que a gente preza na verdade é uma boa relação. Nós estamos falando aí entre uma relação entre Brasil e Estados Unidos de 200 anos”, contextualiza.

Moraes tem sido alvo de parlamentares conservadores dos EUA. Eles acusam o ministro do STF de promover censura por meio de ordens judiciais.

Ainda nesta quinta, o colega de plenário ministro Gilmar Mendes concedeu apoio a Moraes. “Manifesto minha solidariedade pessoal ao colega Alexandre de Moraes. Tenho certeza de que ele permanecerá proferindo ótimas palestras em todo o território brasileiro, assim como nos países irmãos. E, se quiser passar lindas férias, pode ir para Carolina, no Maranhão. Não vai sentir falta de outros lugares com o mesmo nome”, ressaltou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.