O Núcleo de Automecânicas de Brusque da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), em parceria com a Scherer e a Fiat Trevisul, realizou nesta quarta-feira, 19 de março, o curso de mecânica básica para mulheres.
Ministrado pela especialista, Bárbara Brier, o objetivo do evento foi proporcionar às motoristas mais segurança e independência no trânsito. A formação abordou conceitos sobre o motor, os principais componentes do veículo e a possibilidade de identificar problemas simples.
O curso apresentou, de maneira prática e descomplicada, conhecimentos necessários para agir em situações de emergência. Além disso, desmistificou conceitos técnicos, oferecendo ferramentas que promovem a autonomia das mulheres ao volante.
“A nossa ideia é aproximar a mulher do universo da automecânica, fazendo com que ela compreenda um pouco mais sobre o funcionamento do seu carro e a mecânica básica para que se sinta mais confiante na hora de dirigir e também quando for à oficina. Então trouxemos a Bárbara Brier, que é nacionalmente conceituada no mundo da mecânica e organizamos um ambiente 100% feminino para o evento, desde a palestrante até a equipe da organização, para que as mulheres se sintam seguras e possam esclarecer suas dúvidas em relação ao assunto”, explicou o coordenador do Núcleo, Ailton Rodrigo Perazza.
Ele ressalta que o evento tem um caráter social e os patrocinadores destinaram uma doação para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.
“Hoje nosso evento também possui um viés social, apesar de não ter custo nenhum de inscrição, mas nossos patrocinadores destinaram uma quantia para doar à Rede Feminina. Então, estamos muito felizes com a realização da primeira ação de 2025, que superou as nossas expectativas. Agradeço a todos os envolvidos na organização, que deram seu melhor para que todas as mulheres que participaram se sentissem acolhidas pelo Núcleo.”
Mecânica para mulheres
Durante a noite, as mulheres puderam compreender desde o funcionamento da partida do carro, o que faz a roda girar, verificação do nível de água e óleo, até maneiras de dirigir com mais confiança.
“O principal objetivo do meu workshop é dar conhecimento para as mulheres entenderem melhor seu carro, sentir e escutar o que o veículo “fala”, os sinais e possíveis falhas para chegar na oficina de confiança sabendo com propriedade do assunto, argumentando com o mecânico”, falou a especialista, Bárbara Brier.
Muitos assuntos foram abordados durante a formação. “Compreendemos como o motor funciona, como realizar a verificação do nível de óleo e água, tivemos a simulação da troca de pneu e elas puderam ver diversas peças que compõem o carro. Tudo isso mesclando teoria e prática”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação