O que é ICANN? Conheça um dos bastidores da internet

A ICANN, ou Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (“Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números” em tradução livre) é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de coordenar identificadores únicos da internet a nível mundial, como sistemas de nomes de domínio (DNS) e protocolos de internet (IP). 

  • Onde fica a internet mais cara do mundo?
  • 6 dicas para melhorar o sinal de internet Wi-Fi em casa

A gestão da ICANN visa priorizar que cada endereço seja exclusivo e que todos os usuários da Internet consigam encontrar todos os endereços válidos.

A seguir, tire as seguintes dúvidas:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Qual é a origem da ICANN?
  • Quais são as principais responsabilidades da ICANN?
  • Quem administra a ICANN?
  • Como a ICANN atua no Brasil

Qual é a origem da ICANN?

A ICANN foi criada em 1998 para incorporar tarefas de gestão de identificadores únicos antes executadas pela organização americana Internet Assigned Authority (IANA), ou Autoridade para Atribuição de Números da Internet, em português.

Quais são as principais responsabilidades da ICANN?

O diretor de relacionamento com stakeholders da ICANN no Brasil, Daniel Fink explica que a ICANN funciona coordenando o sistema de identificadores exclusivos que são fundamentais para que a internet funcione corretamente.

“Isso inclui a gestão dos nomes de domínio (como o ‘.com’ e ‘.org’), dos endereços de Protocolo da Internet (IP) e dos parâmetros de protocolo. Sem essa coordenação, a internet como a conhecemos não seria possível”, ressalta Fink.  

É possível resumir as responsabilidades da ICANN em quatro pontos. Veja abaixo:

  • Coordenação da alocação e a atribuição de nomes na zona raiz (principal base de dados) do Sistema de Nomes de Domínio (DNS);
  • Implementação de políticas relacionadas a registros de nomes de domínio que identificam diferentes tipos de organizações ou propósitos;
  • Coordenação da alocação e a atribuição no nível mais alto de números de Protocolo da Internet (IP);
  • Colaboração com outras entidades, para fornecer os registros necessários para o funcionamento da Internet. 

“Essencialmente, ajudamos a garantir que, quando você digita um endereço no seu computador, seja um nome ou um número, ele o leve aonde você precisa ir”, finaliza Fink.

Quem administra a ICANN?

A ICANN é composta por um conselho de diretores formado por 21 membros de diversos países. Destes participantes, 15 possuem direito de voto e os outros seis não têm direito a participação de voto. No geral, os participantes da ICANN são profissionais multidisciplinares que possuem atuação e interesses técnicos, estratégicos e políticos no setor de tecnologia. 

Para organizar a distribuição de tarefas da ICANN, a entidade é dividida nas três seguintes organizações de apoio:

  • Organizações responsáveis pelos endereços de IP;
  • Organizações responsáveis pelos nomes de domínio;
  • Organizações que administram os domínios de topo com código de país, como o “.br”, por exemplo. 
(Imagem: John Schnobrich/Unsplash)
A ICANN é composta por um conselho de diretores que tem autoridade máxima para aprovar ou rejeitar recomendações(Imagem: John Schnobrich/Unsplash)

O conselho de diretores tem autoridade máxima para aprovar ou rejeitar recomendações feitas pelas organizações de apoio, por exemplo. Também há um CEO que é membro do conselho executivo e que superintende o trabalho do pessoal da ICANN localizado em diferentes partes do mundo.

Além disso, a ICANN também conta com conselhos consultivos, grupos que realizam aconselhamento e recomendações à instituição, como:

  • Governos e organizações de tratados internacionais;
  • Operadores dos servidores de raiz;
  • As entidades responsáveis pela segurança na Internet;
  • A comunidade “em geral” que inclui o comum dos usuários da Internet.

Como a ICANN atua no Brasil

A ICANN não atua diretamente no Brasil, mas possui representantes que trabalham juntamente com as organizações responsáveis pela administração da internet no país.

Daniel Fink ressalta que o Brasil é uma referência global em governança da internet através do trabalho do Comitê Gestor da Internet (CGI).

Ele também aponta que o trabalho da ICANN no Brasil, através de seus diretores de relacionamento, é dar suporte às organizações brasileiras que mantêm relação com a ICANN. 

Veja abaixo as instituições que atuam na gestão da internet no Brasil:

Comitê Gestor da Internet (CGI)

O Comitê Gestor da Internet (CGI.br) é responsável por administrar o domínio “.br” e definir diretrizes para o uso e desenvolvimento da internet no Brasil. Além disso, ele estabelece regras para o registro de nomes de domínio e a alocação de endereços de IP no país.

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é o órgão regulador que supervisiona os serviços de telecomunicações no Brasil, incluindo a internet. Com base em suas próprias determinações ou em conjunto com o Comitê Gestor da Internet (CGI), a Anatel estabelece regras para empresas de internet e plataformas digitais, por exemplo. 

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)

O NIC.br é um órgão executor das decisões do CGI.br. Ele gerencia o Registro.br, responsável pelo registro de domínios com a terminação “.br”, assim como realiza a distribuição de IPs.

Leia mais:

  • Como saber se estou recebendo a velocidade de internet contratada
  • Como medir a velocidade da internet | Guia Prático
  • O que é Internet das Coisas?

VÍDEO: E se a Samsung remover o DeX, assim como fez com o Bluetooth da S Pen no Galaxy S25 Ultra de 2025?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.