Recentemente, Bruna Marquezine apostou em uma bota que é uma das tendências de inverno fora do Brasil. O estilo fold-over boot (bota dobrável, em tradução ao pé da letra), apelidado por aqui de “bota capa”, destaca-se por ter uma camada extra de couro em volta do cano, como se fosse uma polaina, ou um cano muito longo dobrado de volta.
Na versão de algumas marcas, como na icônica Shark Lock, da Givenchy, o detalhe tem silhueta reta, enquanto outras – como as de Bruna – apostam em um efeito ondulado. Vem saber mais!

Shark Lock
O modelo Shark Lock, da Givenchy, estreou em 2012, na coleção outono/inverno daquele ano, e tem uma silhueta mais reta, com uma tira na altura da panturrilha, adornada com um fecho em formato de cadeado. Nos últimos anos, a peça teve adeptas como Nicki Minaj, Kylie Jenner, Doja Cat, Charli xcx, entre outras celebridades internacionais.
A peça, um dos best-sellers da grife francesa, foi tema de uma campanha no fim de 2024, intitulada Shark Lock Boot Project, com vários fotógrafos encarregados de reinterpretar o calçado nas imagens. Entre os artistas, nomes como Sharna Osborne e Takashi Homma.




No entanto, apesar de popular, a adesão do estilo não é um consenso entre as famosas do mundo da música. A bota foi parar até em uma faixa da rapper Latto, que diz: “Você não vai me pegar em nenhuma Shark Boot, vocês vão queimá-las”.
Quando um estilo de peça conquista Bruna Marquezine, no entanto, é um indicativo de que a tendência pode pegar em solo brasileiro. Ou será que já pegou? A atriz usou a bota Robin, da marca The Attico, para comparecer a um dos dias do Lollapalooza Brasil 2025, em São Paulo (SP). A peça eleita pela artista tem uma pegada mais militar e o efeito ondulado comentado anteriormente.
Ver essa foto no Instagram
Modelos similares e variações
Além do modelo da Givenchy, existem versões acessíveis e releituras que usam a mesma ideia, mas com toques diferentes de design. Entre elas, opções de marcas como Felicity, A New Day, Free People e várias outras.
Apostar em diferentes comprimentos, cores, tecidos e volumes possibilita variações criativas ou mesmo encontrar uma versão que mais se encaixa com o estilo de cada pessoa, além do couro liso brilhante. Há, por exemplo, opções com textura aveludada. Contudo, quanto mais neutra na cor, mais atemporal e fácil de combinar.


O comprimento da peça de baixo – seja uma calça, uma saia ou shorts – e o quanto deixa as pernas à mostra, em relação ao cano da bota, também pode compor no jogo de combinações. Para um look mais invernal, a peça pode ser usada com meia-calça e um casaco longo, por exemplo, mas também funciona com minissaias e bermudas em dias mais quentes – aqueles que, no Brasil, são praticamente a regra.
Na galeria abaixo, veja alguns looks de street style com a peça, para ter como inspiração: