Vtex Day: 120 horas de conteúdo com nomes de peso do digital commerce

Impulsionar o comércio digital e o varejo global como ponto de encontro do ecossistema para moldar o futuro do mercado é a missão do Vtex Day, um dos maiores eventos de digital commerce do mundo, promovido de ontem (11/4) até esta sexta-feira (12/4) em São Paulo.

Promovido há 14 anos, o evento reúne clientes, fornecedores e influenciadores para apresentar soluções e novidades, trocar conhecimento, debater tendências, fortalecer o networking e adquirir insights com os quais é possível aprimorar os negócios.

Ao todo, cerca de 20 mil pessoas devem participar do evento, que oferece 120 horas de conteúdo, além de mais de 200 expositoras.

Na abertura do palco Spotlight, o fundador e co-CEO da Vtex, Geraldo Thomaz, mediou um painel com Uri Levine, cofundador do Waze e autor do livro Apaixone-se pelo problema, não pela solução, e Zack Kass, futurista e ex-diretor de go to market da OpenAI, detentora do ChatGPT.

Levine contou a história por trás dos dois unicórnios que ajudou a fundar: o Waze, vendido por US$ 1,1 bilhão para o Google em 2013; e o Moovit, o “Waze do transporte público”, adquirido pela Intel por US$ 1 bilhão em 2020.

Levine contou para o público a história por trás do Waze e do Moovit

Já o futurista da IA Zack Kass compartilhou  previsões para a tecnologia que ele considera a “última invenção da humanidade” e os aprendizados ao longo de mais de 15 anos liderando estratégias de inteligência artificial na OpenAI e, mais recentemente, em grandes organizações.

Na ocasião, Geraldo Thomaz explanou sobre os impactos da IA no cotidiano e questionou os futuristas em relação às visões sobre os limites dessa tecnologia. Para Uri Levine, a IA assume cada vez mais um papel de protagonista nas tarefas repetitivas do dia a dia, o que deve ajudar as pessoas a terem mais tempo para fazerem o que realmente amam. “A IA não vai mudar o que nos faz feliz, não vai substituir o tempo com nossa família e amigos.”

Zack Kass concorda: “a IA poderá substituir tudo. Só não podemos deixá-la substituir nossa capacidade de nos apaixonarmos. Podemos ser gentis com as máquinas, mas jamais encontrar mais conforto nas máquinas do que nas pessoas que nos cercam”.

Quando questionados a respeito dos limites que devem ser dados à IA, os especialistas compartilharam visões. Na visão de Levine, os usuários já não estão preocupados com a privacidade e os limites devem ser avaliados conforme a inteligência artificial avança.

Quanto a Zack, ele defende que cabe ao usuário definir se deseja abrir mão de parte da privacidade em troca de benefícios dados pelos serviços. Ele exemplifica: “eu posso querer abrir meus dados de saúde em troca de saber se e quando corro o risco de ter uma parada cardíaca”.

Geraldo Thomaz (à esquerda) questionou os futuristas em relação às visões sobre os limites da IA; e Zack Kass (à direita) compartilhou previsões para a tecnologia que ele considera a “última invenção da humanidade”

Neil Patel foi uma das atrações do segundo dia de evento. Uma das principais referências globais em marketing digital e autor de best-sellers do The New York Times, é considerado pelo The Wall Street Journal e pela Forbes um dos profissionais de marketing mais influentes do mundo.

Há mais de duas décadas, Patel tem se dedicado a fornecer orientação estratégica e liderança intelectual para a comunidade corporativa. Por meio da agência NP Digital, ajuda empresas do mundo todo a aumentar visibilidade de marca, tráfego e conversões.

Cases

Mercado Livre e Samsung, dois clientes da Vtex, contaram como fizeram a melhor Black Friday da história. As empresas revelaram que reforçaram a parceria entre elas ao longo dos últimos quatro anos, otimizaram estratégias de entrega e relacionamento com clientes e fortaleceram ações de marketing, entre outras iniciativas.

No Mercado Livre, as vendas de eletrônicos chegaram a 1 milhão de unidades comercializadas, um crescimento de 140% na comparação com a Black Friday do ano anterior.

Julia Rueff, vice-presidente do Mercado Livre, atribuiu o sucesso à inovação por trás dos serviços, incluindo os mecanismos de gestão de marketing, estratégias de promoções e velocidade da logística.

Resultados de negócios foram assunto recorrente do Vtex Day. A Electrolux, por exemplo, revelou como conseguiu aumentar em 50% a venda da loja física em 10 meses a partir da transformação digital.

O cerne dessa transformação de vendas diretas ao consumidor (D2C) foi a habilidade da empresa em observar a necessidade da digitalização para o contexto das lojas físicas. Durante esse processo, a companhia implementou a “prateleira infinita”, funcionalidade do Sales App, aplicativo nativo da plataforma Vtex.

Esse movimento não apenas expandiu o alcance dos produtos disponíveis para os clientes, mas também proporcionou uma experiência de compra mais completa e satisfatória, gerando cada vez mais credibilidade para a marca, conforme contou Marcos Sitko, supervisor comercial de D2C da Electrolux. “Após a implementação digital nas lojas, nossa marca, que já era forte, está ficando cada vez mais forte. Fazer igual sempre foi feito, trará o mesmo resultado.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.