22 de abril é o Dia do Descobrimento do Brasil; mas porque não é mais feriado?

Em 2025, a chegada dos navegadores portugueses ao Brasil faz 525 anos, no dia 22 de abril — a data, que já foi chamada de Descobrimento do Brasil e era comemorada com um feriado, que, no entanto, era em um dia diferente. Sim, o aportar dos colonizadores em Porto Seguro, em 1500, era comemorado em 3 de maio. O que houve com esse feriado?

  • E se o local do descobrimento do Brasil for este antigo vulcão?
  • Ossos de preguiça gigante provam que humanos chegaram no Brasil há 25 mil anos

Para começar, vamos explicar a data. Pero Vaz de Caminha, escrivão da Armada de Pedro Álvarez Cabral, que comandou a expedição oficial ao Brasil, relatou o descobrimento das terras ao rei D. Manoel I em uma carta. O problema é que a missiva foi perdida entre os documentos imperiais, gerando confusões históricas.

A data do Descobrimento do Brasil é comemorada em 22 de abril, mas, por muito tempo, acreditou-se que era em 3 de maio — data em que o feriado era comemorado (Imagem: Oscar Pereira da Silva/Domínio Público)
A data do Descobrimento do Brasil é comemorada em 22 de abril, mas, por muito tempo, acreditou-se que era em 3 de maio — data em que o feriado era comemorado (Imagem: Oscar Pereira da Silva/Domínio Público)

O nome dado ao território brasileiro, inicialmente, foi Terra de Vera Cruz, modificado para Terra de Santa Cruz. Como o dia de Santa Cruz, em Portugal, era comemorado em 3 de maio, o historiador português do século XVI Gaspar Correia deduziu que a mudança tivesse a ver com a suposta data correta de chegada dos portugueses. Em 1817, no entanto, a carta foi recuperada, e, com isso, o dia correto foi esclarecido.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A extinção do feriado

A confusão sobre a chegada dos portugueses está esclarecida, mas porque o feriado seguiu sendo no dia 3 de maio? Historiadores apontam que a criação do Dia do Descobrimento do Brasil como feriado foi propositalmente deslocada. Em 21 de abril, é comemorado o Dia de Tiradentes, e, para evitar feriados em dois dias seguidos, as autoridades do Governo Provisório — que assumiu o Brasil após a Proclamação da República — decidiram mover a comemoração para a data falsa, em um decreto de 1890.

Em 1930, no entanto, 40 anos depois, uma lei emitida pelo governo de Getúlio Vargas extinguiu diversos feriados nacionais, já que considerava-se haver muitos deles. Atualmente, há apenas oito feriados nacionais, nenhum deles caindo em 22 de abril ou em 3 de maio.

Leia também:

  • Metrópole de 2.500 anos acaba de ser descoberta na selva amazônica
  • Por que fevereiro tem 28 dias?
  • O que é um ano bissexto e por que ele tem um dia a mais?

VÍDEO: Colonização da Lua [CT Inovação]

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.