No mês dedicado ao combate ao bullying e à violência na escola, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) intensifica a mobilização em prol de uma cultura de paz nas unidades escolares. Com o apoio do Programa de Atenção à Saúde e de Valorização do Professor e do Trabalhador (PASVAP), estão sendo realizadas atividades como oficinas, rodas de conversa e ações de sensibilização com estudantes, professores e gestores das escolas da rede estadual em toda a Bahia. O Colégio Estadual de Cravolândia e o Colégio Estadual de Tempo Integral de Santa Inês, que integram o Núcleo Territorial de Educação do Vale do Jiquiriçá (NTE 9), são exemplos do fortalecimento desse compromisso com uma escola mais segura, humana e inclusiva.
“O enfrentamento ao bullying exige compromisso contínuo da escola com a escuta, o acolhimento e a ação preventiva”, destaca Rosário Muricy, superintendente de Recursos Humanos da SEC. Por meio do PASVAP, a SEC tem intensificado ações nas unidades escolares, fortalecendo o vínculo entre família, comunidade e escola. As iniciativas promovem ambientes mais seguros e inclusivos, com foco na escuta ativa, na identificação de situações de risco e no combate à violência. Muricy destaca que falar sobre o tema é essencial para romper o silêncio das vítimas e criar uma cultura de respeito. “A escola é um espaço de aprendizagem, como também de proteção e cuidado”.
A vice-diretora do Colégio Estadual de Cravolândia, Virgínia Soares, considera que trata-se de um esforço coletivo para cultivar o respeito, a empatia e o acolhimento. “Para isso, promovemos reflexões e debatemos estratégias que contribuem para a prevenção da violência e do preconceito e o fortalecimento de vínculos, que são valores essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes”.
Recentemente, na abertura dos Jogos Internos da unidade de ensino, os 158 alunos de tempo integral participaram de atividades alusivas ao racismo no esporte com apresentação de dança, vídeos e declamação de poesia direcionadas ao combate ao preconceito. Durante os três dias de realização dos jogos, a equipe do PASVASP esteve na unidade conversando com a comunidade escolar sobre ações de combate à violência contra a mulher.
Os estudantes do 3º ano do Colégio Estadual de Cravolândia, Tauã Pinheiro, jovem ouvidor, e Ana Beatriz Ribeiro, líder escolar, destacaram a importância dos Jogos Estudantis SEC 2025 como espaço de conscientização e combate ao racismo. Para Tauã, a iniciativa fortalece a formação cidadã ao tratar de temas urgentes, como o racismo e o bullying no ambiente escolar. Ana Beatriz ressaltou o impacto das atividades na união da turma e na construção de uma visão mais consciente e crítica sobre o preconceito. Ambos acreditam que ações como essa transformam a escola em um lugar de aprendizado e empatia.
Santa Inês – Temas como racismo, preconceito, saúde mental e higiene pessoal — frequentemente associados ao bullying — foram abordados em uma pesquisa realizada pelos alunos do Colégio Estadual de Tempo Integral de Santa Inês. “A partir dos resultados, os professores desenvolveram os projetos com foco em cada temática, incentivando reflexões e apresentações entre as turmas. As ações envolveram desde sorteio de kits de higiene até cartazes produzidos pelos próprios estudantes”, explica a vice-diretora da unidade escolar, Taciana Souza. A atividade contou, também, com a participação de profissionais do Núcleo Territorial de Educação do Vale do Jiquiriça (NTE 9), como a psicóloga e a nutricionista, que conversaram com os alunos sobre autocuidado e respeito às diferenças. Adesivos em formato de bottom foram entregues e usados pelos estudantes como símbolo de engajamento.
Instituído pela Lei nº 13.277, de 29 de abril de 2016, o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrado em 7 de abril, reforça a importância de ações permanentes de conscientização entre educadores, estudantes, famílias e demais instituições. Na rede estadual, essas ações são contínuas, com foco na construção de ambientes escolares mais seguros, nos quais a paz se aprende, se pratica e se multiplica, a exemplo da live promovida pela SEC para marcar o “Dia Nacional de Combate ao Bullying e a Violência na Escola”, transmitida e gravada pelo canal youtube.com/institutoanisiotexeiraiat, aberta a toda a comunidade escolar. Além dessa iniciativa, equipes multidisciplinares de Saúde realizaram 78 oficinas em unidades escolares, envolvendo 16 municípios vinculados a oito NTEs, abordando a importância de criar ambientes escolares seguros e acolhedores.
O post Construção coletiva pela paz marca ações nas escolas da rede estadual para combate ao bullying apareceu primeiro em Criativa Online.