Yangwang U8L é SUV chinês de luxo com emblemas de ouro e mais de 1000 cv

Shanghai (China) – A BYD mostrou outro modelo inédito de sua marca de luxo Yangwang durante o Salão de Shanghai deste ano. Trata-se do U8L, um enorme SUV premium que pretende rivalizar com modelos da Ranger Rover e até mesmo Rolls-Royce.

  • BYD Denza Z é superesportivo de luxo que visa Porsche 911 como rival
  • Denza B3 é SUV elétrico de luxo que pode pintar no Brasil; veja 6 curiosidades

Baseado no U8 Luxury Edition, o novo SUV da marca apresenta uma distância entre-eixos alongada quando comparado a versão tradicional. Há ainda uma nova configuração de seis lugares, bem como acabamentos de luxo mais aprimorados.

Com 20 cm a mais de entre-eixos, o U8L chegou a 3,35 m de entre-eixos, sendo maior até quando comparado ao Land Rover Defender 130, que tem 3,02 m de entre-eixos e capacidade para 8 pessoas. O comprimento total é de 5,4 m, com largura de 2,04 e altura 1,92 m. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Yangwang U8L visto de lado
Rodas de 23″ dão destaque para lateral

Visualmente, o U8L preserva a principal característica da dianteira do U8, inspirada no “Din”, um caldeirão chinês que simboliza prestígio. Porém, ele acrescenta uma pintura bicolor em preto e dourado, além de transformar os emblemas Yangwang dianteiro e traseiro em verdadeiras joias, feitas em ouro 24 quilates

O novo SUV também conta com novas rodas de liga leve forjadas de 23 polegadas e oito furos, planejadas para trazer ao carro mais luxuosidade e melhorias aerodinâmicas. 

A traseira, no entanto, se destaca pela não exibição do estepe, ao contrário do U8 padrão. A versão ainda mais luxuosa do SUV adota um design mais sóbrio, com um grande vidro traseiro e abertura vertical do porta-malas. As lanternas foram mantidas, assim como o para-choque.

Yangwang U8L visto de trás
Estepe deu lugar a um novo emblema de ouro 24K

Motorização e tecnologia embarcada

A plataforma que o U8L está montado foi desenvolvida pela marca e é chamada de e⁴, e conta com vetorização de torque independente para cada motor. O modelo também está equipado com a nova suspensão da BYD DiSus-P. Estes sistemas disponibilizam as mesmas capacidades já vistas no U8 padrão, como flutuação na água e até mesmo girar 360º em seu próprio eixo. 

Sob o capô há um motor 2.0 turbo, mas ele é utilizado apenas como gerador. O modelo utiliza a tecnologia híbrida de extensão de autonomia (EREV), com quatro motores elétricos gerando 1.180 cv de potência e 130 kgfm de torque.

Yangwang U8L em apresentação durante o Salão de Shanghai
Enorme SUV foi um dos destaques do Salão

Em termos de segurança, o U8L vem de série com o mais avançado sistema de assistência ao motorista (ADAS) da BYD, batizado como “God’s Eye A” (ou Olhos de Deus). Ele está equipado com três sensores LiDAR, além de diversas câmeras que auxiliam a condução e seguranças de seus ocupantes.

A BYD posicionou o Yangwang U8L como uma versão complementar ao U8. Apesar da marca já ter mostrado praticamente tudo do SUV, seu preço ainda não foi divulgado. Porém, já se sabe que ele será mais caro que a versão tradicional, que é oferecida na China por cerca de R$ 856.000. Ele estreará por lá ainda este ano.

Leia também:

  • Nissan confirma Frontier híbrida para 2026
  • Nova Amarok dá as caras no Salão de Shanghai, na China

Vídeo:Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!

 

*Texto foi escrito com colaboração de Pedro Cipoli. O jornalista viajou à convite da BYD.
 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.