Morreu, neste sábado (26/4), aos 84 anos, Jair da Costa, campeão do mundo pela seleção na Copa do Mundo do Chile em 1962.
Um dos primeiros brasileiros a jogar na Europa, o ex-ponta foi revelado pela Portuguesa, clube onde jogou entre 1960 e 1962. Ele fisputou apenas uma partida com a camisa da seleção, quando o Brasil venceu o País de Gales por 3 a 1, em amistoso no Pacaembu, em 1962.
Da Costa foi convocado pelo técnico Aymoré Moreira e foi reserva de Garrincha na conquista do bi no Chile.
“A Portuguesa SAF lamenta profundamente o falecimento do ex-atacante Jair da Costa, uma das lendas do nosso clube”, publicou o clube nas redes sociais. A nota destaca que ele foi um dos primeiros jogadores brasileiros a defender um time europeu. “Nossos sentimentos aos familiares e amigos.”
A Portuguesa ainda aponta que Jair da Costa disputa com Julinho Botelho o título de melhor ponta-direita da história do clube.
A partir de 1962, o ex-ponta passou a jogar no Inter de Milão, pelo qual foi bicampeão europeu e mundial e tetra campeão italiano.
Antes de voltar ao Brasil, em 1972, Jair defendeu o Roma. De volta ao país natal, foi jogar no Santos, pelo qual foi campeão paulista no ano seguinte. A carreira foi encerrada em 1976, no Windsor City, do Canadá.
Ver essa foto no Instagram