Amazon lança 27 satélites para disputar mercado com a Starlink. Vídeo

A Amazon lançou nesta segunda-feira (28/4), às 20h (horário de Brasília), os primeiros satélites do seu Projeto Kuiper, iniciativa que busca competir no mercado de internet via satélite dominado atualmente pela Starlink, da SpaceX, empresa de Elon Musk.

A missão, batizada de Kuiper Atlas 1, partiu da base de Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo de um foguete Atlas V. O veículo foi fornecido pela United Launch Alliance (ULA), uma parceria entre as companhias aeroespaciais Boeing e Lockheed Martin.

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Nesta primeira fase, foram enviados ao espaço 27 satélites. O Projeto Kuiper é uma subsidiária da Amazon e tem como objetivo formar uma rede de mais de 3.200 satélites em órbita baixa da Terra — até 1.900 quilômetros de altitude — para oferecer serviços de internet. A expectativa é que a operação comece até o final de 2025.

O investimento no projeto é de US$ 10 bilhões (aproximadamente R$ 56,7 bilhões). Embora o preço do serviço ainda não tenha sido divulgado, a Amazon promete uma alternativa de baixo custo para os consumidores.

Com o lançamento, a Amazon entra em um mercado já bastante movimentado. A Starlink, por exemplo, iniciou suas atividades em 2019 e hoje conta com mais de 6.750 satélites ativos, atendendo mais de cinco milhões de clientes ao redor do mundo.

A rede da SpaceX também tem sido utilizada em situações de emergência, como em zonas de guerra na Ucrânia e em regiões atingidas por desastres naturais no Marrocos.

A estratégia da Amazon prevê uma aceleração no ritmo dos lançamentos nos próximos meses e anos. A empresa já reservou mais de 80 voos com diferentes parceiros: além da ULA, conta com acordos com a Arianespace, da França, a Blue Origin, fundada pelo próprio Jeff Bezos, e até mesmo com a SpaceX.

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