Conforme publicou o jornal espanhol El Nacional, o casamento do rei Felipe VI e da rainha Letizia “está profundamente tenso há anos”, inclusive estaria sendo “sustentado apenas por conveniência institucional”. Fontes revelaram que a separação entre os dois somaria mais de 10 anos e estaria marcada para ser oficializada nesta terça-feira (29/4).
De acordo com o portal, os monarcas à frente da Coroa da Espanha não escolheram a data por acaso: “Felipe e Letizia concordaram em se divorciar formalmente quando a infanta Sofia atingisse a maioridade”. O aniversário de 18 anos da caçula do casal é nesta terça-feira (29/4). Além dela, eles são pais da princesa Leonor, de 19 anos.
“Felipe e Letizia chegaram a pensar seriamente em se divorciar, mas decidiram adiá-lo para não enfraquecer ainda mais a instituição. Foi acordado que esperaria até que sua filha mais nova, infanta Sofia, atingisse a maioridade para não comprometer o bem-estar emocional ou a imagem pública das filhas”, escreveu o El Nacional.
O site destacou que um contrato de separação já havia sido redigido e entraria em vigor após o aniversário de 18 anos da infanta Sofia. “Segundo esse acordo, a rainha Letizia manteria privilégios dignos de sua posição: receberia um subsídio financeiro vitalício e teria acesso a várias residências, todas com funcionários”, ponderou.

Entretanto, Letizia não estaria disposta a formalizar esse acordo se tivesse de renunciar ao status de rainha. “Sua ambição e o desejo de continuar representando a Coroa permanecem inabaláveis, mesmo que seu papel dentro da instituição tenha enfraquecido no ano passado. Dizem que ela está determinada a manter o título até o fim de seus dias”, frisou o site.
Trajetória matrimonial de Felipe e Letizia
- Felipe e Letizia se casaram em maio de 2004.
- Conforme divulgou o El Nacional, a tensão entre o casal real começou entre 2012 e 2013.
- À época, Letizia teria mexido os pauzinhos para afastar a infanta Cristina, sua cunhada, da família real.
- Em 2014, o rei Juan Carlos abdicou do cargo de majestade da Espanha e, assim, Felipe ascendeu ao posto de rei, e Letizia virou a rainha consorte.
- As brigas de Letizia com os familiares do marido teriam desencadeado o afastamento do casal, a ponto de o rei e a rainha não dormirem no mesmo quarto.
- Em 2023, veio à tona o suposto caso extraconjugal da rainha Letizia com o advogado Jaime del Burgo.
- O El Nacional publicou que o rei Felipe “não tinha conhecimento” dessa infidelidade.
- Com a descoberta do adultério, uma “verdadeira crise” se instalou entre os monarcas à frente da Coroa espanhola.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.