São Paulo — Governo do estado de São Paulo abriu, nesta quarta-feira (30/4), consulta pública para dar andamento ao projeto de concessão do serviço de trens que irá conectar a cidade de São Paulo a Sorocaba, na zona oeste do estado.
Até o dia 2 de junho, a população poderá se manifestar por meio do sistema data room da Secretaria de Parcerias e Investimentos.
A audiência estava, inicialmente, prevista para o final de 2024 e antecede a publicação do edital e leilão da concessão. Com a nova data, a concessionária deverá ser anunciada no fim de 2025.
O projeto consiste no eixo oeste do programa PPP de Trem Intercidades e prevê a construção de quatro estações entre as regiões metropolitanas de São Paulo e Sorocaba, que serão ligadas pelo serviço de trens. O custo previsto é de R$ 10 bilhões.
No ano passado, o edital do eixo norte do projeto, que faz a ligação entre Campinas e São Paulo, tornou-se alvo de uma ação na Justiça que questionava o contrato firmado entre o governo e o consórcio C2 Mobilidade, vencedor da concessão. Na última decisão sobre o caso, o Tribunal de Justiça derrubou liminar que suspendia a assinatura do contrato, mantendo a concessão.