Uma das linhas de trem-bala mais movimentadas do Japão teve as operações interrompidas depois que uma cobra se enroscou em um fio de energia, causando um curto-circuito no fornecimento de eletricidade.
As operações dos trens Tokaido Shinkansen que circulam entre Tóquio e Osaka foram suspensas por volta do final da tarde dessa quarta-feira (30/4). Segundo informações da mídia local, apesar do curto-circuito, não houve cortes de energia dentro dos trens, com luzes e ar-condicionado ainda em funcionamento.
O caso aconteceu em uma semana movimentada no Japão, onde houve o aumento de turistas pelas cidades japonesas em decorrência de quatro feriados locais, que também tem ampliado o tráfego nos aeroportos e rodovias do país.
O incidente com a cobra ocorreu entre as estações Gifu-Hashima e Maibara, que suspenderam os trens com destino a Tóquio entre Shin-Osaka e Nagoya. Apesar do imprevisto, as operações foram retomadas no começo da noite de quarta.
Trem-bala no Japão
A era dos trens-bala no Japão teve início na década de 60, logo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando um veículo sobre trilhos passou a ligar a área urbana de Tóquio, capital do país, a Osaka, com uma linha de 515 km de extensão.
Hoje em dia, os trens atingem uma velocidade de até 320 km/h e ligam diversas regiões do Japão, conectando cidades como Kobe, Kyoto, Hiroshima e Nagano.