
Nesta terça-feira, 29 de abril, o Coren-RJ realizou o II Encontro da Câmara Técnica de Acessibilidade e Enfermagem de Reabilitação, no CECENF. O evento reuniu enfermeiros e profissionais da área para discutir o cuidado com pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente de saúde, com o objetivo de promover uma assistência mais humanizada, empática e qualificada às pessoas com autismo.
Estiveram presentes a presidente do Coren-RJ, Dra. Lilian Behring, os diretores Antonio Ribeiro, Cristiano Bertolossi e Leilton Alves, além da coordenadora da Câmara Técnica de Enfermagem de Reabilitação, Acessibilidade e Inclusão , Carla Shubert.
A programação contou com palestras dos especialistas Dr. Enf. Tiago Ragauskas, Dra. Enf. Emanoela Bezerra de Araujo, Dra. Enf. Cleide Oliveira, Dra. Enf. Lívia Fajin e Dr. Enf. Eric Rosa, que compartilharam suas experiências e trouxeram reflexões fundamentais sobre as necessidades específicas da pessoa com autismo, estratégias de acolhimento, comunicação e práticas seguras no ambiente de saúde.
O encontro reforçou o papel da Enfermagem no cuidado centrado na pessoa e destacou a importância da capacitação contínua dos profissionais para lidar com a diversidade de perfis e demandas nos serviços de saúde.
O Coren-RJ reafirma seu compromisso com a inclusão, a empatia e a qualificação da assistência, contribuindo para uma Enfermagem cada vez mais preparada e sensível às necessidades de todos os usuários do sistema de saúde.

