Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29 de abril, o vereador Joubert Lungen (Podemos) falou do problema ocorrido com o abastecimento de água em várias regiões do município nesta semana, devido à troca de bombas antigas por equipamentos mais modernos no setor de captação, e fez considerações acerca do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
“Em nome do diretor-presidente [do Samae], o Breno [Neves Nunes] e do pessoal que trabalha lá, peço desculpas à população por ter acontecido esse episódio, mas é um episódio que vai ter um futuro melhor. Hoje, a gente trata no máximo 1.200 litros por segundo. Com as novas bombas operando na capacidade máxima, vai tratar 1.800 litros. Então, é um mau que veio, mas é necessário. Não era para ter acontecido isso, com certeza não era. A gente comprou três bombas novas no valor de R$ 600 mil cada”, relatou. “Quando foram fazer a instalação, uma bomba ligou, a vazão dela seria de 800 metros [cúbicos] por segundo, mas foi pra 600, 700. A outra batia 200. O que é novo às vezes pode dar problema e, infelizmente, deu onde não poderia dar”, disse.
“Fui ontem [segunda-feira] no Samae, estava lá o prefeito, o diretor-presidente do Samae, eu pedi explicações e eles me deram explicações. O presidente não ficou arrumando desculpas. Ele acionou contatos, a cidade de Gaspar trouxe caminhões-pipa para atender várias demandas e mais cidades que eu não me recordo [fizeram o mesmo], teve mais caminhões. [Quero] parabenizar a Secretaria de Obras, que forneceu maquinário quando o maquinário terceirizado atrasou, então, foi uma união de várias mãos”, prosseguiu.
“É uma situação muito desgastante faltar água por três, quatro, cinco dias, mas ninguém fez isso por sabotagem ou pra prejudicar partido político, então, que o pessoal respeite os colaboradores do Samae, que não tem 200 pessoas para atender quase 200 mil”, pediu. “Eu acho que eles estão fazendo um esforço [para] além do que foram contratados. O Samae é uma autarquia que eu respeito muito”.
Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque