De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência de frio que atingiu as regiões Sul e Sudeste no início desta semana permanecem durante esta quinta-feira (1º/5), Dia do Trabalhador. Uma massa de ar frio e seco segue influenciando o clima, provocando queda acentuada nas temperaturas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
No Sul, especialmente em Santa Catarina e no Paraná, as temperaturas devem continuar a cair, mantendo a mesma tendência de resfriamento. Já no Nordeste, onde a Bahia apresenta quadro de alta instabilidade, o Inmet emitiu alertas de “perigo” e “perigo potencial” para a região, devido ao volume e à intensidade das chuvas previstas.
Alertas
Dois alertas na escala laranja, de “perigo”, foram emitidos para o litoral da Bahia e de Aracaju, incluindo as capitais. Eles indicam chuvas intensas, com acumulados de 50 a 100 mm por dia, além de ventos fortes que podem atingir até 100 km/h.
Outros dois avisos, também na escala laranja, preveem chuvas de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia para os mesmos estados, com risco elevado de alagamentos e deslizamentos de terra.
Além disso, quatro alertas amarelos, de “perigo potencial” e com intensidade menor, foram emitidos para outras áreas da Bahia e de Aracaju. Os avisos indicam chuvas de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos moderados de 40 a 60 km/h.
O mesmo alerta amarelo também foi emitido para o Norte do país, abrangendo o estado do Amazonas, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que continua gerando pulsos de umidade na região.
Na Região Sudeste, o tempo deve persistir gelado. A massa de ar frio provocará um declínio ainda mais acentuado das temperaturas em São Paulo, Rio de Janeiro e sudeste de Minas Gerais. A condição de tempo seco deve predominar na Região Sul, sem expectativa de chuva, devido à ausência de umidade e à estabilidade atmosférica.