As cidades de Rio de Janeiro e Niterói enviaram, nessa quarta-feira (30/4), o dossiê da candidatura conjunta à sede dos Jogos Pan-Americanos de 2023. O documento foi entregue à entidade responsável pela organização do evento, a Panam Sports.
Nesta quinta-feira (1°/5), a Panam Sports informou que o dossiê foi aceito, o que oficializa a candidatura das cidades à sede do evento. Rio e Niterói competem com Assunção, capital do Paraguai, pelo Pan de 2031. A decisão será anunciada em agosto deste ano.
Ao todo, o documento prevê um orçamento de R$ 667.537.632,00 para a relização dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Os Jogos Pan-Americanos estão previstos para os dias 8 a 24 de agosto de 2031, enquanto oss Jogos Parapan-Americanos têm previsão para os dias 7 a 16 de setembro do mesmo ano.
Ainda de acordo com o documento, os esportes foram distribuídos em cinco zonas geográficas: Barra, Copacabana, Deodoro, Porto Maravilha e Niterói. Todas as provas deverão acontecer a, no máximo, 40 minutos de distância da Vila Pan-Americana, situada na Zona Portuária.
A única exceção seria o futebol. Além do Maracanã, outros quatro estádios também receberiam jogos da modalidade de acordo com o dossiê. Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Mané Garrincha), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera) seriam as praças responsáveis por sediar as partidas.
Votação
O colégio eleitoral da Panam Sports é formado por um total de 41 Comitê Olímpicos Nacionais. Na votação, 53 votos válidos decidem a sede dos próximos jogos. Países que já organizaram a competição anteriormente têm direito a dar dois votos na decisão.