Com um currículo repleto de sucessos, Steven Spielberg é certamente um dos diretores mais prestigiados do cinema. Nome por trás de clássicos como E.T. O Extraterrestre (1982) e Tubarão (1975), o cineasta mudou a vida de muitas pessoas ao longo de sua carreira, assim como ele mesmo também já foi impactado por uma grande obra cinematográfica.
- 6 temas comuns nos filmes de Steven Spielberg
- Os 10 melhores filmes de Steven Spielberg
Durante um evento em homenagem ao diretor Francis Ford Coppola (Apocalypse Now) que aconteceu no último final de semana, Spielberg apresentou a honraria, que é organizada pelo American Film Institute, dizendo que, na visão dele, O Poderoso Chefão (1972) é “o melhor filme americano já feito no cinema”.
Spielberg seguiu elogiando o clássico, uma das grandes obras-primas da carreira de Coppola, em seu discurso, afirmando que o cineasta “pegou o que veio antes e redefiniu o cânone do cinema americano, inspirando uma geração de contadores de histórias que querem deixá-lo orgulhoso por seus trabalhos”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O Poderoso Chefão é um dos filmes mais influentes do cinema

Iniciada nos anos 1970 com o clássico O Poderoso Chefão, a trilogia que leva o nome do filme original é um dos grandes sucessos da carreira de Francis Ford Coppola. O primeiro longa, que é inspirado no livro homônimo do escritor Mario Puzo, foi um ponto de virada na carreira do cineasta e, até os dias de hoje, é considerado uma das produções mais influentes da história do cinema.
Na trama, acompanhamos a jornada dos Corleone, uma família mafiosa que tenta se estabelecer nos Estados Unidos no período pós-guerra. Quando uma tentativa de assassinato deixa o chefe da organização incapacitado de comandá-la, o filho mais novo dele se vê na obrigação de assumir os negócios, além de iniciar um plano de vingança como reparação ao ocorrido.
Graças ao sucesso do primeiro O Poderoso Chefão, não demorou muito para que Coppola lançasse a sequência, O Poderoso Chefão 2 (1974), filme que conseguiu ultrapassar o prestígio (que já era grande) do longa original. A conclusão da saga de mafiosos, contudo, só veio no ano de 1990, com O Poderoso Chefão 3, que é considerado o longa mais fraco da trilogia.
Saga que contou com nomes influentes da indústria cinematográfica, como Marlon Brando (Apocalypse Now), Al Pacino (Scarface), Robert De Niro (Taxi Driver) e Diane Keaton (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa), a trilogia de O Poderoso Chefão deixou sua marca com o estilo único de Coppola, eternizando no imaginário do público cenas icônicas, como aquela em que o personagem de Brando faz carinho em um gato no primeiro filme.
O Poderoso Chefão está disponível para streaming no Paramount+ e para aluguel no Apple TV.
Leia também:
- Trilogia O Poderoso Chefão ganha reexibição nos cinemas
- 11 filmes sobre máfia
- Crítica | O Poderoso Chefão e a construção do conceito de família
Leia a matéria no Canaltech.