A busca por um combustível de aviação sustentável (SAF), viável financeiramente para descarbonizar o setor e tornar os voos mais “limpos”, deu um passo importante nesse início de maio, graças a uma iniciativa da Japan Airlines.
- Gulfstream G800: jato mais moderno do mundo ganha licença para voar
- Avião da Airbus terá “quarto de hotel voador” para 1ª classe
A empresa aérea informou que um de seus Boeing 787 completou, com sucesso, um voo entre os aeroportos de Kansai, no Japão, e Pudong, em Shanghai, na China, em pouco menos de três horas. O detalhe está no combustível utilizado: óleo de cozinha.
O voo fez parte do projeto “Fry to Fly” (Fritar para Voar, na tradução literal), implementado há pouco mais de um ano pela Japan Airlines para impulsionar a cadeia de suprimentos que visa a utilização de SAF feito a partir de óleo de cozinha recolhido de residências e indústrias.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O SAF utilizado para o voo entre Kansai e Shanghai foi produzido a partir de óleo de cozinha coletado por todo o país. O produto foi encaminhado para Saffaire Sky Energy, em Osaka e, então, convertido em combustível sustentável para aviões.
Ver essa foto no Instagram
British Airways também já usou óleo de cozinha
Essa não foi a primeira vez que a Japan Airlines utilizou óleo de cozinha como combustível de avião, tampouco a companhia aérea japonesa foi pioneira em observar como esse SAF se comportava em uma aeronave.
Em setembro de 2021, a Airbus e a British Airways abasteceram um Airbus A320neo com óleo de cozinha reciclado e completaram, com êxito, a missão de voar entre Londres (Inglaterra) e Glasgow (Escócia).
De acordo com a British Airways, o resultado foi incrível: redução de 62% na emissão de dióxido de carbono quando comparado com a mesma rota de uma aeronave abastecida com querosene de aviação e com aviões mais antigos, já que o A320neo é de uma linhagem mais moderna da fabricante europeia.

Agora, com o sucesso na missão da JAL (Japan Airlines), os planos de descarbonizar a aviação parecem ainda mais próximos, e a companhia aérea asiática já informou que pretende expandir parcerias com empresas locais e com o governo para melhorar a coleta de óleo no país e, assim, viabilizar o uso como SAF na aviação local.
Leia também:
- 5 carros mais legais que vimos no Salão de Shangai 2025
- Carro automático: por que usar o “D” em ladeiras é ruim?
Vídeo: Tesla Model 3 é o carro mais importante da história?
Leia a matéria no Canaltech.