Conclave: quais os horários para o “Habemus Papam!” e quem fará o anúncio oficial

O conclave que escolherá o sucessor de Papa Francisco começa nesta quarta-feira (7), na Capela Sistina, no Vaticano. A morte do primeiro papa sul-americano e jesuíta, o argentino Francisco, aos 88 anos, em 21 de abril de 2025, deixou um vazio na liderança da Igreja Católica. Após seu sepultamento seis dias depois, a Igreja se prepara para a escolha de um novo pontífice. O conclave contará com a participação de 135 cardeais com menos de 80 anos, e alguns nomes já se destacam como favoritos para assumir o papado.

O anúncio do novo Papa

A cerimônia mais aguardada do conclave é o anúncio oficial do novo papa, que será feito pelo protodiácono do Colégio dos Cardeais, em um momento tradicionalmente marcado pela frase “Habemus Papam!” (“Temos um papa!”), seguido do nome de batismo do eleito e do nome papal escolhido. Esse anúncio poderá demorar alguns dias, de acordo com especialistas, uma vez que os cardeais pouco se conhecem entre si, o que pode tornar o processo mais longo.

“Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam! Eminentissimum ac
Reverendissimum Dominum, Dominum [Nome de Batismo] Sanctae
Romanae Ecclesiae Cardinalem [Sobrenome], qui sibi nomen imposuit
[Nome Papal].”

“Eu anuncio a vocês com grande alegria: Temos um papa! O
Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor, Dom [Nome de Batismo]
Cardeal da Santa Igreja Romana [Sobrenome], que escolheu para si o
nome de [Nome Papal].”

O processo de eleição

Para que um cardeal seja eleito, ele precisa atingir dois terços dos votos, ou seja, pelo menos 88 votos. A expectativa sobre o horário do anúncio também gera curiosidade. O conclave começa com uma missa na Basílica de São Pedro, às 5h da manhã (horário de Brasília), e a votação inicia-se às 11h30 (16h30 no Vaticano). Às 14h (19h no Vaticano), a fumaça sairá da chaminé da Capela Sistina: preta, caso nenhum papa tenha sido escolhido, ou branca, se o sucessor de Francisco já for eleito.

As votações no Conclave

Nos primeiros dias do conclave, são realizadas duas votações. Nos dias subsequentes, as votações ocorrem em quatro turnos (duas pela manhã e duas à tarde). Caso o papa seja escolhido na primeira votação, a fumaça branca poderá ser emitida antes dos horários estabelecidos. A seguir, os fiéis terão que aguardar entre 45 minutos e uma hora para ouvir o anúncio oficial do novo pontífice.

O cardeal responsável por divulgar o nome do novo papa é o “cardeal protodiácono”, atualmente Dominique Mamberti, da França. Caso Mamberti não seja escolhido como o novo papa, ele será o encarregado de anunciar a eleição na varanda da Basílica de São Pedro para os 1,3 bilhão de católicos em todo o mundo.

Com a proximidade do anúncio, o mundo aguarda ansiosamente pelo momento em que a Igreja Católica conhecerá seu novo líder.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.