O primeiro dia do conclave reuniu cerca de 45 mil pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (7/5). Entre fiéis, turistas e curiosos, um casal brasileiro acompanhava de perto a expectativa pela fumaça que revelaria ou não o sucessor do papa Francisco.
Em entrevista ao Metrópoles, Silvia e Wilson, moradores de São Carlos (SP), compartilharam a ansiedade diante da possibilidade de ver, ao vivo, o momento histórico da fumaça branca. A primeira queima do dia estava prevista para as 19h, no horário de Roma, mas o atraso só aumentou a tensão entre os presentes.
“É estranha essa demora, né? Geralmente eles têm um horário”, comentou Silvia. Já Wilson, também confessou a frustração: “Demorou mais do que eu esperava”.
Veja:
Como funciona o conclave?
- A cerimônia do conclave é o processo eleitoral pelo qual a Igreja Católica escolhe um novo papa. A palavra vem do latim cum clave, que significa “com chave” — uma referência ao isolamento total dos cardeais durante a eleição.
- Somente cardeais com menos de 80 anos podem votar. No conclave atual, são 133 cardeais eleitores.
- A votação ocorre na Capela Sistina, no Vaticano. Os cardeais ficam hospedados na Casa Santa Marta, mas só podem se deslocar entre lá e a capela sob rigorosa vigilância.
- Durante o conclave, os cardeais não podem usar celulares, nem ter qualquer tipo de contato com o mundo exterior. O uso de dispositivos eletrônicos é proibido, e a Capela é varrida por especialistas para evitar escutas.
- A fumaça apareceu no início da noite no Vaticano, por volta das 16h no horário de Brasília.
Primeiro dia sem consenso
Ao fim de tanta expectativa, a tradição prevaleceu. A primeira rodada de votações terminou sem consenso, e a fumaça preta subiu pela chaminé da Capela Sistina, indicando que nenhum dos cardeais possíveis alcançou os votos necessários para ocupar o cargo de pontífice, vago desde a morte do papa Francisco.
Com isso, a próxima rodada de votação ocorrerá somente na manhã desta quinta-feira (8/5).
O conclave atual, iniciado após a morte do papa Francisco em abril, segue conduzido sob o mesmo rigor de séculos passados. Ainda sem data certa para o anúncio do novo pontífice, os olhares curiosos e atentos se firmam àquela fina chaminé — na espera da fumaça branca que anunciará em breve um novo tempo para o catolicismo.