Políticos brasileiros comemoram, nesta quinta-feira (8/5), a escolha do novo papa. O colégio de cardeais elegeu o cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, como próximo líder da Igreja Católica. O sucessor de Francisco tem 69 anos e será o 267° pontífice no cargo. Ele é o primeiro pontífice norte-americano e escolheu o nome de Leão XIV.
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), disse ter recebido a notícia “com alegria e respeito”. “Que sua chegada ao pontificado seja luz para os fiéis, força para os que têm fé e esperança para todos os que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e solidário”, desejou o amapaense.
O presidente em exercício Geraldo Alckmin disse confiar que sob a liderança de Leão XIV, “a Igreja Católica Apostólica Romana haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade”.
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou que o novo papa tem a missão de “ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação”.
Quem é Leão XIV
O novo papa nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos (EUA). Em 1977 ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, recebendo um diploma em teologia.
Aos 27 anos Robert Francis Prevost foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Recebeu a ordenação sacerdotal em 19 de junho de 1982.
Conclave de 2 dias
O responsável por comunicar o resultado do conclave foi o cardeal francês Dominique Mamberti. Ele pronunciou a tradicional frase “Habemus papam” e anunciou o escolhido pelos cardeais.
O conclave para a escolha do pontífice teve início nessa quarta-feira (7/5). Desde então, cardeais de todo o mundo estiveram isolados no Vaticano.