Em entrevista ao Metrópoles, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília Dom Denilson Geraldo destacou a trajetória religiosa de Leão XIV, eleito papa nesta quinta-feira (8/5). O novo pontífice, Robert Fancis Prevost (foto em destaque), é norte-americano, tem tradição agostiniana e iniciou a trajetória religiosa como missionário no Peru.
“Ele é uma pessoa muito bem preparada e abriu o primeiro discurso falando da paz, e de uma paz do ponto de vista católico, que é em Cristo”, comentou o Dom Denilson. Para o bispo, o novo pontífice dará continuidade ao legado do papa Francisco, em uma Igreja como comunhão.
“Formado em direito canônico, ele traz a experiência de um homem que viajou o mundo todo para este momento. Posso dizer que estou muito feliz com a escolha. O novo papa reúne uma série de qualidades”, completou o bispo auxiliar.
Veja imagens de Leão XIV:
O papa Leão XIV foi eleito com 75% dos votos dos 133 cardeais participantes do conclave. A tradicional fumaça branca que saiu da chaminé instalada na Capela Sistina, no Vaticano, por volta das 13h (horário de Brasília), anunciou a escolha do grupo.
Saiba quem é Leão XIV
- Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, no estado de Illinois, nos Estados Unidos.
- Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola.
- Em 1977, Robert ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Posteriormente, estudou na União Teológica Católica de Chicago e recebeu diploma em teologia.
- Aos 27 anos, Prevost foi enviado pela Ordem a Roma, para estudar direito canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Em 1982, ele recebeu a ordenação sacerdotal.
- Três anos depois, Robert foi enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, na região de Piura, no Peru. No mesmo país, ele ainda ingressou na missão de Trujillo.
- Em 2014, o papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo. E, 2023, o falecido pontífice o proclamou prefeito do Dicastério para os Bispos, o que o tornou arcebispo-bispo emérito de Chiclayo.
- Durante o tempo da gestão de Prevost como arcebispo, ele foi acusado de encobrir casos de abuso sexual dentro da Igreja Católica. A Diocese de Chiclayo, no entanto, negou veementemente essa acusação.
Conclave chega ao fim
O cargo estava vago desde a morte do papa Francisco, em 21 de abril deste ano. Jorge Bergoglio foi o primeiro pontífice latino-americano e sucedeu Bento XVI após a renúncia do antecessor.
O responsável por comunicar o resultado do conclave foi o cardeal francês Dominique Mamberti. Ele pronunciou a tradicional frase em latim “habemus papam” e anunciou o nome do escolhido pelos cardeais participantes.
O conclave para a escolha do pontífice começou na quarta-feira (7/5). Desde então, 133 cardeais de 71 países ficaram isolados no Vaticano, até escolherem quem assumiria a liderança da igreja.