Comunidade Nossa Senhora de Fátima celebra padroeira com missa e confraternização

A comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Maluche, viveu, neste sábado, 10 de maio, um dia de espiritualidade e união. A tradicional festa em honra à padroeira reuniu fiéis para a missa festiva celebrada pelo pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Helio Feuser, e concelebrada pelo padre Joãozinho, em uma noite marcada pela devoção mariana e participação ativa da comunidade.

Durante a celebração, padre Helio recordou o mês de maio como tempo especial dedicado a Maria, e destacou a atualidade da mensagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade. “A aparição foi em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, e sua mensagem continua atual: um chamado à paz e à oração”.

Na homilia, o padre ressaltou ainda a liturgia de Jesus, o Bom Pastor, celebrada neste quarto domingo da Páscoa. “Nossa Senhora quer que reconheçamos Jesus como o Bom Pastor. Que estejamos próximos dEle. E isso só acontece quando a comunidade se une em oração”. Durante a celebração, o pároco também se referiu ao momento de esperança vivido pelos católicos, com a escolha do novo papa: Leão XIV. “Hoje celebramos também a alegria de ter um novo papa. Um papa que vai continuar essa missão de uma Igreja mais próxima, mais voltada para o povo, uma Igreja com cheiro de povo”.

Para o padre Joãozinho, o momento teve um significado ainda mais especial. Nascido no bairro Jardim Maluche, ele celebrou seu aniversário de 61 anos no mesmo dia da missa festiva. “É sempre uma alegria estar aqui, principalmente para celebrar o dom da vida. Aos 11 anos fui para o seminário e, como nasci em 10 de maio, quase sempre celebrei meu aniversário longe da família. No ano passado, comemorando 60 anos, estive aqui, e este ano, uma feliz coincidência poder estar presente novamente na festa da padroeira da comunidade onde nasci”.

A coordenadora da comunidade, Ana Carolina Almeida Girardi, expressou sua gratidão pelo envolvimento de todos na preparação e realização da festa, que teve início na quarta-feira, 7 de maio, com o tríduo preparatório. “Estamos com o coração repleto de emoção. Foram muitos meses de preparação, um trabalho em conjunto que une e fortalece nossa comunidade. Ver tudo acontecer com tanta dedicação e fé é motivo de muita satisfação”, afirmou.
Além da celebração religiosa, a festa contou com programação festiva organizada com o empenho de aproximadamente 200 voluntários da comunidade. Entre os serviços oferecidos estavam churrasco, polenta, cachorro-quente, pescaria e bebidas, todos preparados e servidos por moradores engajados em manter viva a tradição.

As comemorações continuam na terça-feira, 13 de maio, data em que a Igreja celebra oficialmente a devoção a Nossa Senhora de Fátima. A comunidade se prepara para mais uma noite de oração e fé, com a missa em honra a padroeira, às 19h.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.