A BYD não vem se firmando como fenômeno de vendas em carros eletrificados apenas no Brasil. Em abril de 2025, a montadora chinesa fez história em dois dos principais centros da Europa, com um crescimento que atingiu quase 1.000% no comparativo com o mesmo mês de 2024.
- Como é o centro de distribuição da BYD no Brasil?
- “Kombi Corujinha” chinesa tem tecnologia BYD e mais de 300 cv
Dados divulgados pela KBA,da Alemanha, e pela Society of Motor Manufacturers and Traders, do Reino Unido, revelaram que a BYD superou a Tesla pela primeira vez na história nesses dois centros, e registrou uma alta “assombrosa” nos últimos 12 meses..
Na Alemanha, foram 1.566 carros eletrificados emplacados em abril, alta de 756% em relação ao mesmo mês de 2024. Enquanto a BYD decolou, a Tesla recuou, e registrou somente 855 novas vendas, queda de 46% no comparativo ano a ano.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A “surra” da montadora chinesa em cima da alemã foi ainda maior no Reino Unido. Por lá, a BYD vendeu 2.511 carros em abril de 2025, ante 512 da Tesla. O desempenho do último mês colocou a marca na “cola” da empresa de Elon Musk no acumulado do ano: 11.782 x 12.986.

Navio gigante e novos modelos impulsionam BYD
O crescimento assustador das vendas da BYD na Europa não é obra do acaso. A montadora asiática, que em abril de 2025 registrou o quinto mês consecutivo de alta nas vendas fora da China, com 79 mil veículos emplacados, tem uma estratégia bem definida para conquistar o Velho Continente.
Ela consiste no lançamento de novos modelos, como o Sealion 7, o Dolphin Surf (versão europeia do Dolphin Mini que é vendido no Brasil) e os luxuosos Denza, além da chegada do BYD Shenzhen, gigantesco navio com capacidade para transportar 9.200 carros, aos principais centros da Europa.
Com essa estratégia, a previsão da S&P Global Mobility para a BYD é de que a marca consiga vender cerca de 186 mil carros eletrificados na Europa até o fim de 2025. O número representa um crescimento superior a 100% em relação ao ano anterior, no qual foram registrados 83 mil emplacamentos entre janeiro e dezembro.

Vale lembrar que, no Brasil, a BYD está em vias de inaugurar sua fábrica própria em Camaçari, na Bahia e, antes mesmo de abrir as instalações, segue como a 9ª montadora que mais vende carros no país. Entre janeiro e abril de 2025, foram 30.157 unidades emplacadas, entre automóveis e comerciais leves.
Leia também:
- BYD dá “descontão” em quase toda linha para zerar estoques
- Quanto custam os carros da BYD vendidos no Brasil?
Vídeo: O BYD Song Plus é bom mesmo? Descubra tudo sobre esse SUV híbrido!
Leia a matéria no Canaltech.