Imagem da ESA mostra Kosmos 482 capotando no espaço 2 dias antes da reentrada

A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou novas imagens da sonda espacial Kosmos 482 capturadas na quinta (8), dois dias antes de o objeto reentrar na atmosfera. A espaçonave da antiga União Soviética deveria ter ido a Vênus, mas uma falha no lançamento fez com que passasse os últimos 53 anos orbitando a Terra. 

  • A história da Kosmos 482 | Tudo sobre a relíquia do Programa Espacial Soviético
  • Foto de módulo de pouso da sonda soviética Kosmos 482 sugere paraquedas solto

Segundo a ESA, as imagens foram capturadas pelo radar Tracking and Imaging Radar (TIRA), na Alemanha. Os dados obtidos ajudaram os especialistas a determinar com maior precisão as características orbitais do objeto, bem como as previsões da sua reentrada. 

Confira:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Satélite Kosmos 842 tombando no espaço; as cores indicam a intensidade do secos recebidos pelo radar (Fraunhofer FHR)

A animação acima mostra a combinação das imagens do radar enquanto a Kosmos 482 tombava no espaço. Já a imagem sobreposta revela a orientação dela, bem como o que foi refletido nas imagens de radar

A sonda Kosmos 482 foi lançada em 1972 para explorar Vênus. Entretantoum problema no foguete a impediu de sair da órbita da Terra, que se tornou seu lar nas últimas décadas.

Como foi construída para ter robustez suficiente para resistir às condições extremas do “planeta infernal” do Sistema Solar, sua estrutura poderia resistir à reentrada na atmosfera terrestre. De acordo com informações da agência espacial russa Roscosmos, a espaçonave desceu às águas do Oceano Índico. 

Leia também:

  • Queda de sonda soviética na Terra não será um acidente comum com lixo espacial
  • A Kosmos 482 CAIU! | Sonda da União Soviética vagou pelo espaço por 53 anos

Vídeo: Projeto Tengyun 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.