Vídeo capta momento exato em que solo se partiu durante terremoto em Mianmar

Uma câmera de segurança registrou o momento exato em que o solo se rompeu durante o terremoto que atingiu Mianmar em 28 de março. O tremor, de magnitude 7,7, também foi sentido na Tailândia e causou a morte de quase 5,5 mil pessoas.

  • O que é e como se forma um terremoto?
  • Cientistas descobrem gatilho que leva um terremoto a se formar

As imagens foram captadas no parque solar Thapyawa, da empresa GP Energy Myanmar, localizado próximo à cidade de Thazi. O vídeo foi publicado inicialmente pelo engenheiro singapuriano Htin Aung, em sua conta no Facebook.

No registro, é possível ver, primeiro, um portão tremendo e deslizando. Em seguida, o solo se move e ocorre a ruptura ao lado da estrutura.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Surpresa entre cientistas

John Vidale, sismólogo da Universidade do Sul da Califórnia, declarou ao site Live Science que o vídeo é “realmente perturbador”. Já Rick Aster, geofísico da Universidade do Colorado, afirmou nunca ter visto imagens semelhantes.

“Até onde sei, este é o melhor vídeo que temos de uma ruptura superficial causada por um terremoto de grande magnitude”, ressaltou o especialista. Ele acrescentou que o evento deve servir como base para futuras pesquisas detalhadas.

Segundo o geofísico, o segmento que se desloca lateralmente no vídeo vai desde a superfície até cerca de 30 quilômetros de profundidade. Abaixo disso, a crosta ainda se move, mas tende a se deformar em vez de se romper.

Localização do tremor

O terremoto ocorreu ao longo da Falha de Sagaing, que atravessa Mianmar de norte a sul e marca o limite entre as placas tectônicas de Birmânia e Sunda. O epicentro do tremor foi registrado na região da cidade de Mandalay, ao norte do parque solar de Thapyawa.

Sismólogos costumam realizar trabalhos de campo logo após eventos como esse. No local, os cientistas devem agora buscar evidências da ruptura para aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica tectônica da região.

Leia mais: 

  • Dá para prever um terremoto com antecedência?
  • Raios cósmicos podem ajudar a prever terremotos?
  • 5 maiores terremotos que já aconteceram no Brasil

VÍDEO | LEVITAÇÃO ACÚSTICA

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.