O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos estaria negociando com uma TV o lançamento de um reality show. A ideia do programa é que imigrantes entrem na competição pelo direito de obter a cidadania norte-americana. As informações foram divulgada inicialmente pelo The Wall Street Journal.
O produtor Rob Worsoff afirma que a ideia não é de agora e tem sido apresentada desde o governo do democrata Barack Obama, iniciado em janeiro de 2009. O escopo do programa prevê que os participantes seriam imigrantes com documentação legal e que os perdedores não seriam deportados. O vencedor ou vencedores seriam agraciados com a cidadania.
O andamento das conversas não estaria claro. No entanto, o governo realmente considera a possibilidade de embarcar no possível programa. Há especulações de que o reality show teria inspirações na saga Jogos Vorazes ou no seriado Squid Game.
Desde antes de assumir o governo, Donald Trump teve um discurso contra a imigração ilegal. Ao assumir o poder, em janeiro deste ano, uma das primeiras medidas foi declarar emergência na fronteira com o México.
O republicano chegou a estabelecer uma meta de prisões para a polícia de imigração. Além disto, por meio de um decreto, Trump vetou o direito de filhos de imigrantes nascidos em solo norte-americano terem a cidadania estadunidense. O caso está na Justiça.
O tratamento hostil aos imigrantes foi sentido também por brasileiros deportados dos EUA. Os primeiros que chegaram ao Brasil após o início do governo Trump relataram ofensas e agressões. A situação foi objeto de questionamentos por parte do governo brasileiro. Após isto, os relatos cessaram.