O mundo está acompanhando o caso da morte de Valeria Márquez, influenciadora digital que perdeu a vida nessa terça-feira (13/5) após ser baleada duas vezes durante uma live no TikTok. Na ocasião, a jovem estava no salão de beleza que comandava em Zapopan, cidade do estado de Jalisco, no México.
Origem e ascensão
Valeria tinha 23 anos e, além de influenciadora digital, era modelo. Ela ganhou notoriedade a partir de 2021, quando venceu o concurso Miss Rostro Guadalajara. O salão de beleza da jovem chama-se Blossom The Beauty Lounge, no shopping Santa María.
Na web, ficou conhecida pelos conteúdos de lifestyle e autocuidado, como beleza, moda e viagens. No TikTok, o perfil da influencer mexicana era acompanhado por mais de 100 mil seguidores na data do acontecimento, ainda em investigação.

Nos visuais que compartilhava pelo Instagram, cujo perfil somava mais de 220 mil seguidores até o início da semana, Valeria posava vestindo produções casuais e também vestidos de festa.
Violência feminina no México
O assassinato de Valeria Márquez ocorreu dois dias após uma candidata a prefeita e mais três pessoas serem mortas a tiros no México, com transmissão ao vivo do momento.
No país, feminicídios e homicídios provocam a morte de cerca de 10 mulheres e meninas por dia, conforme uma média informada pelo governo local e citada pela ONU Mulheres.