Coreia do Sul suspende importação de aves do Brasil após gripe aviária

A Coreia do Sul suspendeu, nesse sábado (17/5), as importações de aves e produtos relacionados do Brasil, após a identificação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Até o momento, Uruguai, Chile, México, Argentina, China e União Europeia suspenderam as importações de frango do Brasil em reação ao quadro.


O que está acontecendo?

  • Foi identificado um caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
  • O registro ocorreu nessa quinta-feira (15/5) no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e foi informado na manhã da sexta (16/5).
  • De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os ovos para incubação fornecidos pela granja com foco de gripe aviária em Montenegro já foram rastreados.

Segundo o jornal sul-coreano Yonhap, o Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais informou que a medida foi tomada após o relatório oficial do Brasil à Organização Mundial de Saúde Animal, que confirmou um surto de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja no Rio Grande do Sul.

As importações de produtos avícolas brasileiros — incluindo ovos férteis e pintinhos de um dia — foram suspensas para embarques com partida em ou após 15 de maio, segundo informou o ministério sul-coreano.

Gripe aviária

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesse sábado (17/5) que os ovos para incubação fornecidos pela granja com foco de gripe aviária em Montenegro já foram rastreados.

As unidades estão localizadas em Minas Gerais, Paraná e no próprio Rio Grande do Sul. Os ovos para incubação da granja de Montenegro, que apresentavam foco de influenza aviária de alta patogenicidade, estão passando por medidas sanitárias, segundo o Mapa.

De acordo com o ministério, já foram orientadas as adoções das medidas de saneamento “definidas no plano de contingência para influenza aviária e doença de Newcastle, que prevê a destruição desses ovos de maneira a mitigar qualquer risco”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.