Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos (Southcom), o almirante Alvin Holsey desembarca no Brasil esta semana para uma agenda de três dias que incluirá encontros estratégicos com líderes em Brasília, informam fontes do governo Donald Trump à coluna. O cronograma do norte-americano prevê reunião com o ministro da Defesa, José Múcio, e com os comandantes das Forças Armadas, para reforçar a parceria militar existente entre os dois países.
Em seguida, o comandante 4 estrelas dos EUA viajará para Rio Branco (AC), para agenda no quartel do 4º Batalhão de Infantaria do Exército. O foco de Alvin Holsey é fortalecer a cooperação internacional no combate ao tráfico de drogas e de armas, sobretudo na fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia.
Esta é a primeira visita do almirante Holsey desde que assumiu o comando do Southcom, em novembro de 2024. Em abril deste ano, o integrante da Marinha dos EUA se reuniu com o presidente da Argentina, Javier Milei, em Buenos Aires.
Segundo a Casa Branca, Brasil e EUA, duas das maiores democracias do mundo, compartilham o compromisso de um futuro “pacífico” para a região, por meio de cooperação em segurança, colaboração em defesa e parcerias multinacionais.
O Comando do Sul
O Comando Sul dos Estados Unidos, localizado em Doral, Flórida, na Grande Miami, integra o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. E é responsável por providenciar planejamento de contingência, operações, e cooperação de segurança para a América do Sul e a América Central.
O Southcom é um comando conjunto militar e civil que conta com representantes do Exército, Marinha, Força Aérea, Corpo de Fuzileiros, Guarda Costeira dos Estados Unidos e agências federais.