

Imagem gerada por inteligência artificial para ilustrar de método para manchas de uma porta branca – Foto: IA/ND
Com o passar do tempo, algumas superfícies podem adquirir um tom amarelado, perder o brilho e, naturalmente, apresentar sinais de desgaste. Pensando nisso, para eliminar manchas de uma porta branca, existem técnicas tão eficazes quanto repintá-la, que, geralmente, dá mais trabalho.
Uma especialista em limpeza, Marga Díaz, propõe uma alternativa caseira e econômica que promete resultados surpreendentes sem precisar gastar com tinta ou usar produtos agressivos como água sanitária. Quem mostra o passo a passo é o portal argentino TN.
A mistura que elimina manchas de uma porta branca
O truque caseiro consiste em uma preparação suave, mas eficaz, ideal para portas e móveis brancos que não estão danificados, mas perderam a cor original. Os ingredientes necessários são:
- 250 ml de água oxigenada;
- 3 colheres de sopa de vaselina líquida;
- 1 tampa de sabão natural;
- 500 ml de água.
Depois de pronta a mistura, ela deve ser aplicada com um pano de microfibra branco bem torcido. É importante passar pequenas porções e usar sempre luvas, já que a água oxigenada pode causar irritação na pele em função do uso prolongado.

Porta branca incorpora simplicidade, limpeza e pureza, criando uma entrada fresca e convidativa para qualquer casa – Foto: Divulgação/Pinterest/ND
O método para eliminar manchas de uma porta branca também pode ser usado em móveis e prateleiras da mesma tonalidade, superfícies que acumularam gordura ou sujeira e molduras em cores claras. A especialista recomenda que seja feito um teste em uma área pouco visível antes.