Vídeo: Paes pede a Lula reconhecimento do Rio como “capital honorária”

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (20/5), que a cidade seja considerada a “capital honorária” do Brasil. A solicitação, em público, ocorreu durante a reinauguração do Palácio Capanema.

“Presidente Lula, o senhor deve ter notado que, na minha fala, tinha muito a expressão ‘capital’. Eu tenho, em reiteradas oportunidades, já feito isso de maneira aberta, não de forma tão pública, mas nem esperando uma resposta hoje, mas pedindo a sua reflexão sobre, para essa cidade tão especial, essa cidade que se orgulha em representar os brasileiros, se orgulha em ser a imagem do Brasil para o mundo. Que vossa excelência nos conceda… isso não significa um tostão, olha que é raro, primeira vez que eu lhe peço alguma coisa que não envolve dinheiro”, brincou o prefeito do Rio de Janeiro.

Veja:

Paes destacou que a capital fluminense já vem desempenhando um papel representando o Brasil em eventos internacionais, por sediar, por exemplo, a Cúpula de Chefes do Brics e também do G20. Com isso, o título de “capital honorária” seria justo.

“Não significa a mudança de nenhuma estrutura do governo federal de Brasília para o Rio de Janeiro, apesar de todos quererem se mudar de Brasília para o Rio de Janeiro, com todo respeito à nossa capital federal. Ministra Margareth, certamente, vai passar a despachar três dias, essa grande baiana, da nossa cidade irmã, que é Salvador. Mas Vossa Excelência leve em consideração, desses cariocas de nascimento, de adoção, de alma, de coração, para que o Rio se torne a capital honorária do Brasil, um título justo”, pediu Eduardo Paes.

Como destacou ele, o título não implicaria na mudança da estrutura do governo federal de Brasília para o Rio de Janeiro, mas oficializaria o município como principal cartão postal do Brasil.

O Rio de Janeiro foi capital do Brasil durante parte do período colonial, quando a sede do governo foi transferida de Salvador para a região Sudeste. Por cerca de 200 anos, as decisões do Executivo foram tomadas diretamente do Rio, até a mudança da capital para Brasília, em 1960.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.