Vídeo: cão policial salta de paraquedas em treinamento da PM em SP

Um cão policial realizou o primeiro salto de paraquedas da história entre os cachorros da Polícia Militar (PM) de todo o Brasil, em Boituva, interior de São Paulo. Nomeado Coyote, o animal é um pastor belga malinois, tem 3 anos de idade e atua no canil da corporação, na zona norte da capital paulista.

O salto aconteceu em abril, mas foi compartilhado apenas nesta quarta-feira (21/5) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Imagens da SSP mostram Coyote equipado com uma viseira e vestido de proteções para o salto.

Veja vídeo:

O pastor belga malinois foi selecionado para realizar o salto após participar de uma série de ocorrências e outros treinamentos parecidos, como descer de rapel. De acordo com o tutor, desde o embarque no avião até o momento do salto, o animal permaneceu tranquilo, mesmo com todo o equipamento que usava durante a atividade.

A polícia afirma que a ação busca preparar o animal para ajudar em casos em que a opção mais viável de interferência em alguma ocorrência – ou até mesmo em salvamentos – seja com o uso de aeronaves. No Brasil, apenas o Exército possui cachorros paraquedistas.

4 imagens

Coyote é um pastor belga malinois

No Brasil, apenas o Exército possui cachorros paraquedistas
Cães policiais costumam se aposentar da polícia após completarem 8 anos
1 de 4

O cachorro tem 3 anos e atua em um canil da zona norte de São Paulo

Reprodução/SSP

2 de 4

Coyote é um pastor belga malinois

Reprodução/SSP

3 de 4

No Brasil, apenas o Exército possui cachorros paraquedistas

Reprodução/SSP

4 de 4

Cães policiais costumam se aposentar da polícia após completarem 8 anos

Reprodução/SSP

“Vamos supor que haja um indivíduo suspeito dentro de uma casa em uma cidade onde não há aeroporto ou campo de pouso. Uma equipe vai de viatura por terra e, a outra, pode saltar de paraquedas e já chegar no local rapidamente”, exemplificou o cabo Diego Albuquerque, tutor de Coyote.

Equipamentos e cuidados

Os equipamentos usados pelo animal parecem pesados, mas são feitos de maneira personalizada para o cachorro e não afetam o deslocamento, respiração ou alimentação do Coyote. Além disso, a autoridade policial confirma que conta com uma equipe veterinária responsável por tratar da saúde dos animais e que as viaturas são devidamente adaptadas para o transporte dos cães.

Os cachorros são treinados para usarem o instinto e são parceiros leais aos comandos de seus tutores. Os exercícios são direcionados para que os animais gostem do que precisam fazer e, ao término, eles recebem petiscos ou brinquedos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.