Responsável por avisar a Polícia Federal sobre a frota de carros de luxo de Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) fez um alerta sobre outros negócios do lobista.
Em sessão da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado nesta quarta-feira (21/5), Damares lembrou que o “Careca do INSS” é proprietário da empresa “Word Cannabis”, que fornece canabidiol medicinal para enfermos.
Segundo Damares, um eventual confisco de bens da empresa pode prejudicar pacientes que precisam do medicamento, já que a empresa é uma das poucas no Brasil que fornecem o produto.
“Muitos pacientes conseguem ter alguma qualidade de vida justamente porque fazem uso desse medicamento. Por isso, precisamos de máxima atenção. Se nossa CPMI for instalada, que possamos trabalhar de maneira muito madura, pois ali vamos lidar com vidas”, alertou a senadora.
Um dos veículos apreendidos pela PF estava em nome da Word Cannabis. A senadora sugeriu à comissão o envio de um ofício à PF e à Controladoria-Geral da União (CGU), pedindo cuidado para evitar o desabastecimento.
Operação contra o “Careca”
Segundo a PF, a busca e apreensão teve como objetivo localizar bens do lobista que podem ter sido adquiridos com recursos oriundos do esquema de descontos ilegais nos benefícios de aposentados do INSS.
O escândalo de descontos ilegais no INSS, conhecido como “farra do INSS”, foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.
Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação de 29 entidades com descontos dos aposentados havia disparado, enquanto elas respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.