Na sessão ordinária desta terça-feira, 20 de maio, a vereadora Elizabete Maria Barni Eccel, a Bete (PT), destacou a reunião que ela promoveu na segunda-feira, 19, com foco na causa animal. O encontro ocorreu na Câmara Municipal e, segundo a parlamentar, contou com representantes de ONGs, protetores independentes e comunidade. “Foi uma reunião muito produtiva. Ouvimos relatos, anseios, demandas e sugestões. Apresentamos a nossa produção com base nas questões que já haviam chegado ao gabinete, nos contatos que havíamos feito e em estudos sobre essa temática”, contou. “Nosso próximo passo será incorporar ao nosso documento as sugestões trazidas, as propostas traçadas e dar encaminhamento nesta casa”.
Para Bete, “a causa animal está ligada à construção de uma sociedade mais justa, consciente e humana”. A petista lembrou que “os animais são seres sencientes, ou seja, têm capacidade de sentir dor, medo, alegria e afeto” e, por fim, refletiu: “A sociedade tem evoluído na sua consciência ética, reconhecendo que é injusto maltratar, explorar ou negligenciar seres que sofrem como nós. A compreensão pelos animais reflete o valor também fundamental de respeito à vida. Dar atenção à causa animal não é apenas proteger animais, mas proteger o nosso futuro enquanto humanidade”.
Governos petistas
A vereadora também elencou medidas tomadas nas gestões de Paulo Eccel (2009-2015) em torno da pauta. “Enquanto o PT governou nosso município é que se criou a Lei nº 3.426/2011, que dispõe sobre o bem-estar e o controle populacional animal, posse responsável e dá outras providências. Foi a primeira vez que a nossa cidade teve um programa de castração, que uma ONG recebeu recurso público, que se teve política pública para a causa animal e, de lá para cá, pouco, ou melhor, quase nada se fez”, criticou.
Visita à Fundema
Em outro momento, a parlamentar mencionou que esteve na Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) com o intuito de conhecer os serviços executados pelo órgão. “Fomos muito bem atendidos pela Bianca e o Diogo, da Diretoria de Bem-Estar Animal. Agradeço publicamente pelo atendimento e todas as informações que eles nos prestaram”, disse.
Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.
Assista ao pronunciamento de Bete Eccel na íntegra: