Um estudo publicado nesta segunda-feira (19), no periódico científico Nature Human Behaviour, revelou que a inteligência artificial pode se sair tão bem quanto humanos em debates com outras pessoas.
- Como a IA afeta o nosso cérebro? Neurocientista explica
- Pesquisa revelou tarefas que humanos tem facilidade, mas que a IA não consegue
Para chegar a essa conclusão, um grupo de cientistas liderado por Francesco Salvi, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne, realizou experimentos online nos quais promoveu debates entre 300 participantes e 300 oponentes humanos, além de discussões entre 300 voluntários e o ChatGPT-4.
Cada dupla recebeu uma pauta para debater, com temas baseados em perguntas como: “Os alunos deveriam usar uniformes escolares?” e “O aborto deveria ser legalizado?”. Antes e depois do debate, os participantes avaliaram o quanto concordavam com a proposta.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Desempenho da IA
Os resultados das 600 discussões online apontaram que o ChatGPT-4 teve um desempenho semelhante ao de oponentes humanos quando se tratou de persuadir as pessoas com seus argumentos. Essa foi a constatação quando informações pessoais não foram fornecidas à IA.
Porém, uma vez que recebeu dados pessoais dos oponentes, a inteligência artificial se mostrou mais persuasiva do que os humanos. A pesquisa indicou que, em 64% das interações, o ChatGPT-4 mudou as opiniões dos participantes em um grau maior do que um oponente humano. Os cientistas destacaram ainda a capacidade da IA de adaptar seus argumentos conforme o perfil dos oponentes.
“É como debater com alguém que não só faz bons argumentos: eles fazem o mesmo tipo de argumento que você, sabendo exatamente como irritar você”, ressaltou Francesco, em entrevista ao The Guardian.
Segundo Salvi, os resultados podem ser preocupantes pela real possibilidade da IA persuasiva ser utilizada em larga escala para pautar debates ao longo de períodos eleitorais.
Experimento no Reddit

Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, realizaram um estudo no popular fórum Reddit, no subreddit r/changemyview (“mude minha opinião”, em tradução livre). A ideia da pesquisa também era testar a capacidade da IA de influenciar a opinião pública.
No estudo, não autorizado pela plataforma, os chatbots usaram alguns disfarces, criaram histórias fictícias e deixaram uma enxurrada de mais de 1,7 mil comentários no subreddit. Enquanto isso, uma IA vasculhava perfis de usuários reais para personalizar as respostas aos relatos falaciosos, tornando-as mais persuasivas.
Leia também:
- IA vai revolucionar descobertas na medicina, diz ganhador do Nobel
- Cientistas desenvolvem IA para criar proteínas jamais vistas antes
VÍDEO | UMA FERRAMENTA DE IA QUE APRIMORA SEU ESTILO E VOZ ÚNICOS
Leia a matéria no Canaltech.